CA lança plataforma de analytics internos e externos de aplicações

Por Rafael Romer | 28 de Julho de 2016 às 17h15

A economia dos aplicativos já transformou a maneira como consumidores lidam com serviços móveis e web. Hoje, se uma interação é negativa ou não funciona, a chance de um usuário abandonar a plataforma é grande e, muitas vezes, uma decisão tomada em segundos.

Para suportar o desenvolvimento contínuo de aplicativos com foco na melhorar experiências de usuário, a CA Technologies deve anunciar oficialmente em setembro o lançamento de sua nova plataforma de analytics para aplicações mobile ou em browser, App Exeperience Analytics (AXA).

A plataforma é uma espécie de sucessora da antiga oferta Mobile App Analytics (MAA), lançada há dois anos pela empresa, mas agora integrando suporte também para webapps e capacidades de analytics.

De acordo com a empresa, a plataforma tem como objetivo permitir a análise de dados "internos" e "externos" de aplicações, fornecendo insights tanto sobre a navegação de usuários em apps quanto dos sistemas de back-end que suportam o bom funcionamento do serviço.

"Entender como o que acontece nos 'bastidores' de um app é tão importante quanto entender como pessoas o usam. Se você tem um serviço web lento, uma base de dados ruim, um problema de rede, isso vai causar problemas no front end", comentou Chris Kline, Diretor Global da CA Technologies para Experiência de Usuários.

Entre as capacidades entregues pelo AXA, estão informações como monitoramento de latência e uso de RAM de uma aplicação, mas também dados sobre o comportamento de usuários no serviço, como mapa de calor de navegação ou informações sobre o dispositivos sendo utilizado para o acesso.

A plataforma integra ainda capacidades de Machine Learning para automatizar algumas funções de gestão de aplicações: informações sobre erros, por exemplo, são filtradas de acordo com a importância do problema; já a chamado "triagem assistida", leva desenvolvedores diretamente até a origem de um problema detectado na aplicação, facilitando a navegação entre sistemas novos e legados.

A ideia é que o feedback em tempo real dos padrões de uso de pessoas dentro da plataforma e das informações de status dos sistemas que suportam o app possam otimizar a atuação de equipes de desenvolvimento e operações, agilizando o gerenciamento e atualização de apps e auxiliando na implementação de práticas de DevOps.

No lançamento, a plataforma suportará monitoramento de aplicações iOS, Android e web, mas deverá se expandir no futuro para a integração com outros dispositivos - como carros conectados. A AXA será precificada de acordo com o número de usuários ativo mensais das aplicações de clientes - cada usuário é contato individualmente, não importando a quantidade de dispositivos usados para acessar o app.

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