Buscas do Google devem ganhar visual baseado no Material Design

Por Redação | 08 de Junho de 2016 às 11h42

Depois de dar as caras em praticamente toda a oferta mobile do Google, o Material Design está aterrissando nos produtos da empresa para desktop. Após o YouTube ganhar um novo layout, agora é a vez do próprio motor de buscas da empresa, que, nesta semana, começou a receber a identidade visual que o torna mais harmonioso com o restante das ofertas digitais da companhia.

A nova página começou a dar as caras nesta semana para alguns usuários, principalmente, dos Estados Unidos e Europa. Sai o fundo de página todo branco para a entrada de tons de cinza, que já estavam presentes na parte superior da tela, na barra de pesquisas, que agora se estendem a todo o corpo das buscas. Os resultados aparecem em quadros brancos, como se fossem cards flutuando no layout.

SAIP

Muda também a posição da caixa de destaque, exibida em determinadas pesquisas mais populares e entregando informações que o usuário possa querer saber sem que precise, necessariamente, entrar em um site. Agora, de forma a se adaptar melhor a diferentes resoluções e tamanhos de tela – trazendo uma experiência mais semelhante à encontrada no celular e tablet – esse quadro aparece em meio aos resultados de pesquisa comuns, abaixo dos primeiros resultados e das imagens relacionadas ao termo buscado.

Assim como aconteceu no YouTube e outras plataformas, as modificações devem aparecer também na página inicial – no Google, elas se resumem a detalhes, uma vez que a interface já estava adaptada – e também menus internos, com mudanças no posicionamento de ícones e opções. Estas, entretanto, ainda não apareceram para os usuários, mas devem ser familiares, principalmente para quem utiliza o Android no celular.

A aplicação das alterações, que está acontecendo aos poucos e para grupos selecionados, demonstra que o Google pode ainda estar testando as novidades, ou então aguardando que mais gente as tenha para fazer um anúncio, pois nem se pronunciou sobre o assunto ainda.

O Material Design foi introduzido em 2014 junto com a versão Lollipop do Android como uma nova identidade visual para os produtos do Google. A ideia da empresa é adotar o novo visual, com arquitetura baseada em grades, cores sólidas e botões com sombras, em todos os seus produtos.

Fonte: Engadget

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.