Build 2016 - Saiba tudo o que rolou na abertura do evento da Microsoft

Por Redação | 30.03.2016 às 16:30 - atualizado em 30.03.2016 às 17:16

Nesta quarta-feira (30), a Microsoft deu o pontapé inicial no seu evento mais importante deste ano: a Build 2016. A conferência voltada para desenvolvedores está acontecendo em São Francisco, nos Estados Unidos, e vai até o dia 1º de abril.

Na keynote de abertura do evento, o CEO da Microsoft, Satya Nadella, subiu ao palco e começou seu discurso falando que a missão da empresa é capacitar cada pessoa do planeta para "alcançar mais". Após abordar rapidamente temas como o Azure, a plataforma de computação na nuvem da Microsoft, e citar que o Office já possui 1,2 bilhão de usuários, o executivo partiu para os assuntos mais esperados.

Confira um resumo dos principais temas abordados durante o evento de hoje:

Windows 10

O vice-presidente de software da Microsoft, Terry Myerson, começou a apresentação mostrando algumas estatísticas do mais recente sistema operacional da companhia, lançado há cerca de oito meses.

De acordo com as informações, mais de 270 milhões de pessoas já usam ativamente o Windows 10. Além disso, mais de 500 novos dispositivos já foram projetados por parceiros da fabricante para o sistema operacional. Por fim, a companhia alega que o Windows 10 teve a adoção mais rápida do que qualquer outro lançamento

Build 2016

Imagem: Reprodução / The Verge

Primeira grande atualização

Um dos pontos altos do evento foi o anúncio da Windows 10 Anniversary Update, a primeira grande atualização do sistema operacional. Ela será disponibilizada gratuitamente para todos os usuários da versão mais recente do Windows no terceiro trimestre de 2016.

Dentre as novidades estão a integração com o Xbox One, o Windows Ink, o suporte nativo para o sistema de linha de comando do Linux, uma Cortana mais inteligente e a ampliação dos esforços para a criação de uma plataforma universal.

HoloLens

A Microsoft também anunciou que as primeiras unidades do HoloLens para seus parceiros de produção começaram a ser enviadas hoje. Apesar de ser uma ótima novidade para os desenvolvedores, que poderão colocar as mãos no aguardado headset de realidade virtual da companhia, os usuários finais ainda terão que esperar para vê-lo nas lojas.

No entanto, empresas como Audi, NASA, Autodesk, Airbus, Volkswagen, entre diversas outras, já estão criando seus próprios aplicativos para o headset de realidade aumentada da Microsoft. A empresa também deu alguns exemplos de aplicações do dispositivo no palco.

Cortana

A assistente pessoal da Microsoft ganhou um capítulo à parte na apresentação desta quarta-feira. Isso porque a Cortana recebeu uma atualização que ampliou suas capacidades, oferecendo ainda mais integração com o Windows 10, aplicativos de terceiros e também com dispositivos de outras empresas.

As novidades incluem maior integração com aplicativos como o Outlook e o calendário do dispositivo, bem como o reconhecimento inteligente de buscas por atividades específicas. Outros recursos incluem a capacidade de responder a mensagens de texto de um smartphone Android a partir de um PC com Windows 10 e a realização de tarefas inteligentes, tais como cadastrar automaticamente as despesas do usuário com base em e-mails recebidos.

Aplicativos universais

A Microsoft anunciou que o Facebook será um de seus principais parceiros na criação de apps universais, trabalhando em nada menos do que quatro novas aplicações para usuários finais e corporativos das diferentes plataformas que rodam Windows. A ideia é criar sistemas que abranjam a todos, “desenvolvidos para todos os consumidores e qualquer dispositivo”.

Apps universais

Imagem: Reprodução / The Verge

Xbox One

A Microsoft voltou a anunciar que todos os seus jogos exclusivos daqui em diante serão lançados simultaneamente para PC e Xbox One. Mas o anúncio que mais chamou a atenção foi a possibilidade de transformar qualquer console em um kit de desenvolvimento. A novidade foi exibida ao vivo no palco da Build 2016, e os interessados podem baixar um aplicativo dedicado a isso e realizar o registro para que a plataforma seja aberta e torne possível o desenvolvimento de jogo.

Skype

A Microsoft não para de anunciar novidades para o Skype. Hoje foi a vez da chamada "nova geração" do serviço. Agora, a empresa quer que o usuário se conecte com o mundo, mas sem que isso implique em mais trabalho ou ações para ele. Por meio de seu app universal, disponível para PC, smartphones, tablets, Xbox One e até mesmo o Hololens, a ideia é concentrar todas as tarefas no Skype e reduzir o número de aplicativos abertos e atividades simultâneas.

Skype Video Bots

Imagem: Reprodução / The Verge