Publicidade

Build 2015: Microsoft lança Visual Studio 2015 com suporte a apps universais

Por| 29 de Abril de 2015 às 15h41

Link copiado!

Build 2015: Microsoft lança Visual Studio 2015 com suporte a apps universais
Build 2015: Microsoft lança Visual Studio 2015 com suporte a apps universais
Tudo sobre Microsoft

A Microsoft anunciou hoje, durante sua conferência para desenvolvedores em São Francisco, o lançamento do Visual Studio 2015. Conforme já era esperado, a nova versão do software inclui uma série de correções de bugs. Mas há uma novidade muito mais importante na versão 2015 do programa. Agora, o Visual Studio suportará apps universais que poderão ser executados em qualquer dispositivo com Windows 10, incluindo desktops, notebooks, tablets, smatphones, HoloLens, Xbox, entre outros.

O software agora também torna mais fácil para os desenvolvedores a escrita de aplicações multi-plataforma com o Apache Cordova e bibliotecas atualizadas do Visual C++. Utilizando o Xamarin, os desenvolvedores podem, a partir do Visual Studio 2015, construir aplicativos nativos em C#, visto que a edição gratuita do Xamarin agora faz parte do Visual Studio 2015.

Outros novos recursos do Visual Studio 2015 incluem suporte para aplicativos de servidor de multi-plataforma através do Python, Node.js e .NET — que já está disponível para Mac e Linux.

Como você já deve ter notado, a Microsoft está bastante focada em permitir que seus desenvolvedores possam escrever seus aplicativos em multi-plataforma. A Microsoft entende que os desenvolvedores querem a possibilidade de escolher não apenas a linguagem que utilizam, mas também onde suas aplicações serão capazes de executar. "Queremos encontrar desenvolvedores onde eles estão", afirmou o vice-presidente corporativo da companhia ao TechCrunch. Ainda, de acordo com o executivo, a Microsoft sabe que isso significa que a empresa terá de "fazer as coisas de forma diferente do que vinha fazendo anteriormente".

Continua após a publicidade

As mudanças que a Microsoft vem fazendo caminham de acordo com as palavras que Satya Nadella, CEO da empresa, pronunciou hoje, durante a Build 2015. De acordo com ele, a Microsoft está "voltando à verdadeira origem da companhia". O compromisso de fazer as coisas de forma diferente é provavelmente mais aparente nos esforços da empresa em levar o seu framework .NET para o Linux e Mac — algo que seria impensável apenas alguns anos atrás.

Fonte: TechCrunch