Build 2015: Desenvolvedores poderão acessar gráficos de dados do Office

Por Redação | 29.04.2015 às 17:27

A Microsoft apresentou nesta quarta-feira (29) novas adições aos frameworks para o Office, que permitirão aos desenvolvedores criar aplicativos sobre os já existentes softwares de produtividade da empresa. Com isso, os apps poderão ser executados sobre todo o ecossistema do produto. O anúncio foi feito durante o evento Build 2015, em São Fancisco.

Ao invés de oferecer uma suíte de produtividade linear, o CEO da Microsoft, Satya Nadella, afirmou que a companhia quer "mudar (o framework) para um gráfico de dados semanticamente mais rico, o qual os desenvolvedores possam visualizar e estender".

As mini-aplicações não estão limitadas somente ao Windows ou à área de trabalho. Uma vez que são construídas em HTML ou JavaScript, as mesmas adições feitas num PC de um escritório, por exemplo, poderão também ser visualizadas quando os usuários fizeram rápidas mudanças no aplicativo do iPad ou versões web do Word, Excel, PowerPoint e Outlook.

FRAMEWORK BUILD 2015

Durante uma demonstração no palco, Nadella e o gerente de produtos do Office mostraram várias aplicações de parceiros. Entre eles estava o aplicativo DocuSign (ferramenta de coleta eletrônica de assinaturas de documentos) rodando no Word e uma adição de relatórios e análises SAP funcionando com o Excel. Ambos estavam recebendo os dados que os usuários estavam visualizando e transformando-os em informações mais simples para trabalhar.

Nadella afirmou que esses novos frameworks podem transformar as aplicações do Office em recursos mais poderosos, capazes de de permitir sub-apps que podem se encaixar mais adequadamente no contexto do usuários. Isso oferece benefícios mais amplos se rodados em conjunto com o Excel simultaneamente, trazendo interfaces e ferramentas internas para específicos nichos de usuários. A novidade é promissora.

Via TechCrunch.

Fonte: http://techcrunch.com/2015/04/29/microsofts-new-add-in-frameworks-let-developers-access-offices-data-graph/?ncid=rss