Bug no iOS 8.3 impede uso do TouchID para compras

Por Redação | 09 de Abril de 2015 às 16h19

Um bug um tanto quanto esquisito está impedindo uma boa parte dos usuários de iPhones e iPads de utilizarem o sistema TouchID para realizarem compras online. A falha acontece no recém-lançado iOS 8.3, que foi liberado nesta quarta-feira (08) para todos os donos de aparelhos da Maçã e trouxe consigo algumas mudanças nos sistemas de gerenciamento de senhas para downloads por meio da App Store, entre diversas outras funcionalidades.

A falha parece não afetar todos os usuários, por algum motivo. Para aqueles que estão enfrentando o problema, porém, é simplesmente impossível utilizar o TouchID para validar compras de aplicativos, músicas, livros ou filmes por meio da App Store. A única opção acaba sendo a senha tradicional, como nos velhos tempos em que os dispositivos da Apple ainda não possuíam leitor biométrico.

Mesmo reinicializando o celular ou desligando e ligando a validação por impressão digital, o sistema parece não funcionar – ele continua operando para desbloquear o dispositivo, por outro lado. Felizmente, o problema parece não constituir uma brecha de segurança, já que a senha continua a ser exigida em caso de compra ou download.

Segundo alguns usuários, aparentemente, o bug tem a ver com as novas modalidades de permissão que foram incluídas com a atualização. No iOS 8.3, a Apple permite que os usuários desativem a verificação por senha para download de aplicativos gratuitos, tornando isso obrigatório apenas quando a ação envolver pagamentos. Nesse meio, algum problema deve ter acontecido, que acabou deixando o TouchID desativado.

A Apple ainda não se pronunciou sobre o assunto, mas nos fóruns de suporte da empresa, as reclamações sobre o caso já começam a se acumular. Uma solução ainda não tem prazo para ser liberada.

Fontes: MacRumors, Apple Support

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