Brasileiros ganham prêmio "Impacto na Comunidade" na Google Science Fair

Por Redação | 18 de Julho de 2016 às 19h03
photo_camera Google

Os brasileiros estão mostrando que têm muito potencial na ciência. Na edição deste ano da Google Science Fair, que é como se fosse uma feira de ciências do Google, estudantes do mundo inteiro foram convidados a usar suas habilidades na ciência, engenharia e tecnologia para desenvolver um projeto que fosse bom para o planeta. Os vencedores da competição foram dois brasileiros, João, 15 anos, e Letícia, 18.

O projeto deles se chama "Semente Mágica - Transformando água contaminada em água potável". A ideia consiste na utilização da semente da moringa, planta local, para purificação da água. Na descrição do projeto, os estudantes citam o caso do vazamento de dejetos e o desastre ambiental na baía do Rio Doce, o que deixou a água completamente contaminada, levando-os a considerar a instabilidade que se deu no fornecimento de água para os que precisavam. "(...) esse desastre foi apenas um caso que mimicou a dura realidade que diversas pessoas vivem. Em muitas regiões, as pessoas consomem água imprópria para consumo, que pode conter não apenas contaminantes químicos, mas também agentes patológicos biológicos", descreveram no resumo do projeto.

Eles apresentam a semente de Moringa como uma boa solução para o problema de contaminação das águas por ela ser um coagulante natural, viável e também biodegradável. "Descobrimos que, além de ser um ótimo coagulante, a semente possui também propriedades antimicrobianas, se destacando dos coagulantes inorgânicos, como o sulfato de alumínio", diz o projeto.

Letícia provava métodos científicos por diversão, e planeja usar a ciência de uma forma que muda a vida de outras pessoas. Recentemente ela foi aceita pela Universidade de Stanford, na Califórnia. João participou das Olimpíadas de Ciências na escola, o que o motivou a querer saber mais sobre assuntos da área. Ambos vão receber mentoria e bolsa de estudos que os ajudarão a aprimorar seus conhecimentos em ciência, matemática e engenharia, que serão utilizados em projetos que sejam para a melhoria do planeta.

Eles estarão na cerimônia de premiação na sede do Google em Mountain View, Califórnia, juntamente com os outros finalistas globais.

Fonte: Blog do Google, Google Science Fair

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.