Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

BioPen permite que médicos criem cartilagens para reconstituição de articulações

Por| 04 de Abril de 2016 às 18h35

Link copiado!

BioPen permite que médicos criem cartilagens para reconstituição de articulações
BioPen permite que médicos criem cartilagens para reconstituição de articulações

Uma equipe do Hospital St. Vincent, em Melbourne, na Austrália, desenvolveu uma nova tecnologia capaz de criar novas articulações a partir de células-tronco. Chamada de BioPen, a impressora 3D utiliza uma "tinta" feita de hidrogel e de células-tronco. Ela permitirá que os médicos personalizem de forma exata a cartilagem do paciente. O método pode ser utilizado em cirurgias de joelho ou qualquer outra em que é necessário realizar uma reconstituição do tecido.

Construído a partir de plástico e titânio sob consulta da equipe médica, a BioPen parece corresponder bem aos desafios de uma sala de operação. "O desenvolvimento deste tipo de tecnologia só é possível com interações entre clínicos, para identificar o problema, e cientistas, a fim de desenvolver uma solução", disse o professor Peter Choong, diretor de ortopedia do Hospital St. Vincent.

A BioPen também utiliza luz ultravioleta para endurecer na medida certa o biogel utilizado na produção da articulação. A equipe de desenvolvimento afirmou que o processo produz uma taxa de 97% de sobrevivência para as células. Um protótipo da BioPen já havia sido produzido há vários anos, conforme é possível notar no vídeo abaixo.

Continua após a publicidade

O dispositivo pode ser utilizado em outras formas de cirurgia onde é necessária a regeneração de tecidos. Apesar do grande avanço da BioPen, ainda não há qualquer previsão de quando ela será testada em pacientes e quando será comercializada. A equipe por trás da BioPen está esperançosa de que em breve encontrará um caminho para que a tecnologia esteja presente em salas cirúrgicas em todo mundo.

Fonte: Engadget