BioPen permite que médicos criem cartilagens para reconstituição de articulações

Por Redação | 04.04.2016 às 18:35

Uma equipe do Hospital St. Vincent, em Melbourne, na Austrália, desenvolveu uma nova tecnologia capaz de criar novas articulações a partir de células-tronco. Chamada de BioPen, a impressora 3D utiliza uma "tinta" feita de hidrogel e de células-tronco. Ela permitirá que os médicos personalizem de forma exata a cartilagem do paciente. O método pode ser utilizado em cirurgias de joelho ou qualquer outra em que é necessário realizar uma reconstituição do tecido.

Construído a partir de plástico e titânio sob consulta da equipe médica, a BioPen parece corresponder bem aos desafios de uma sala de operação. "O desenvolvimento deste tipo de tecnologia só é possível com interações entre clínicos, para identificar o problema, e cientistas, a fim de desenvolver uma solução", disse o professor Peter Choong, diretor de ortopedia do Hospital St. Vincent.

A BioPen também utiliza luz ultravioleta para endurecer na medida certa o biogel utilizado na produção da articulação. A equipe de desenvolvimento afirmou que o processo produz uma taxa de 97% de sobrevivência para as células. Um protótipo da BioPen já havia sido produzido há vários anos, conforme é possível notar no vídeo abaixo.

O dispositivo pode ser utilizado em outras formas de cirurgia onde é necessária a regeneração de tecidos. Apesar do grande avanço da BioPen, ainda não há qualquer previsão de quando ela será testada em pacientes e quando será comercializada. A equipe por trás da BioPen está esperançosa de que em breve encontrará um caminho para que a tecnologia esteja presente em salas cirúrgicas em todo mundo.

Via Engadget

Fonte: http://www.engadget.com/2016/04/04/biopen-lets-doctors-3d-print-cartilage-during-surgery/?sr_source=Twitterhttp://www.t3.com/news/surgeons-can-now-3d-print-cartilage-with-fancy-new-biopen