Bartolomeo Cristofori, o inventor do piano, é a estrela do Doodle desta segunda

Por Redação | 04 de Maio de 2015 às 09h24

Quem entrou no Google nesta segunda-feira, 4 de maio, deve ter percebido que a empresa trouxe um Doodle um pouco diferente para começar a semana. Trata-se de uma homenagem ao 360º aniversário de Bartolomeo Cristofori, o inventor do piano.

E, como não poderia deixar de ser, a brincadeira traz uma boa dose de interatividade para celebrar a data. Apesar de não trazer tantas opções como em Doodles passados, a animação permite que você controle o tom de algumas notas do instrumento a partir de uma pequena barra na lateral direita que altera a forma como o músico se comporta.

Mais do que isso, ao som de “Joy of Man’s Desiring”, de Johann Sebastian Bach, a novidade mostra o princípio básico por trás da criação de Cristofori. Por mais que ele em si não seja interativo, o destaque do Doodle é exatamente explicitar como o apertar das teclas resulta na característica melodia.

Pode parecer besteira, mas é exatamente esse o segredo do piano e que fez com que Bartolomeo Cristofori entrasse para a história. Até meados do século XVII, o instrumento mais próximo que tínhamos era o chamado cravo, que tinha várias semelhanças com o piano, mas limitado por não permitir alteração na intensidade dos sons.

Assim, foi em 1709 que Cristofori decidiu substituir as penas utilizadas no interior do instrumento por pequenos martelos, criando um efeito semelhante àquele mostrado no Doodle e que trouxe mais vida às músicas tocadas por ele.

Via: Google

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.