Baidu ultrapassa Google e se torna segunda maior fabricante de smart speakers

Por Rafael Rodrigues da Silva | 26 de Agosto de 2019 às 16h27
Reprodução
Tudo sobre

Baidu

Saiba tudo sobre Baidu

Ver mais

Depois de muito tempo, a Google perdeu a posição confortável que ocupava como segunda maior fabricante de alto-falantes inteligentes do mundo. De acordo com um novo relatório publicado pela empresa de análise de mercado Canalys, a companhia foi ultrapassada pela chinesa Baidu, que é quem ocupa atualmente o segundo lugar da lista.

A ultrapassagem foi provocada principalmente pelo ótimo desempenho no segundo trimestre deste ano, quando a Baidu mostrou um crescimento de 3700% no setor de smart speakers em relação ao mesmo período do ano passado. A companhia chinesa também foi ajudada por má performance da Google no mesmo período, que no segundo trimestre deste ano esboçou uma queda de 19,8% nas vendas quando comparado ao mesmo período do ano passado.

Os números da Google são ainda piores quando comparados com os de suas concorrentes, já que das cinco principais empresas de falantes inteligentes do mundo, apenas ela mostrou queda nas vendas no último trimestre. Isso porque o “pior” desempenho depois do da Google foi o da Xiaomi, que apresentou um crescimento de 37,5 % em comparação ao segundo trimestre do ano passado. E, quando vê-se que o segmento de smart speakers como um todo cresceu 55,4% desde o ano passado, e até mesmo a Amazon, que é a líder do setor, aumentou em 6,6 milhões o número de unidades vendidas em comparação com o mesmo período do ano passado, o fracasso da Google fica ainda mais evidente.

Entre os motivos para essa queda nos negócios da Google, a Canalys cita as mudanças na marca Nest, onde apenas alguns do modelos de falantes inteligentes foram lançados pela Google sob o nome da marca — o que acabou confundindo e afastando os consumidores. Além disso, a Canalys também sugere que a Google faça algumas modificações nas suas linhas de produtos sem tela, pois esse é um dos segmentos em que a companhia vem sendo deixada para trás pela Amazon — principalmente porque já faz dois anos que a empresa não lança nenhuma versão melhorada do Home mini, e quase três sem o lançamento de um nova versão do Home original.

Mas, independente dos problemas da Google, o desempenho da Baidu é algo praticamente nunca visto no mercado de tecnologia, pois em apenas um ano a companhia passou de uma empresa que vendia cerca de apenas 100 mil unidades (e mal aparecia em qualquer estatística) para se tornar a segunda maior vendedora de alto-falantes inteligentes do mundo.

Fonte: Engadget

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.