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B2B or not 2B | Resumo semanal do mundo da tecnologia corporativa (4/5 a 8/5)

Por| 08 de Maio de 2020 às 15h30

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Canaltech
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Impactos do COVID-19

Mais duas grandes startups do setor anunciaram grandes cortes de funcionários essa semana: Uber e Airbnb. O Uber informou, por meio de um documento à SEC (Securities and Exchange Commission), que deverá dispensar 3,7 mil funcionários e que o CEO, Dara Khosrowshahi, irá renunciar seu salário base até o fim do ano - cerca de US$ 1 milhão. As demissões nos times de suporte e aquisição de clientes vai representar cerca de 14% de sua força total de trabalho. Atualmente a empresa conta com 26,9 mil colaboradores.

A empresa foi fortemente afetada com a chegada da pandemia devido ao isolamento social e lockdown em diversas cidades. As reservas globais da empresa diminuíram 80%, de acordo com um relatório da mídia digital The Information. A decisão final será informada em duas semanas.

Já o Airbnb demitiu 25% do seu quadro de funcionários mundo afora, totalizando cerca de 1,9 mil pessoas. Em um memorando enviado aos funcionários da empresa por Brian Chesky, CEO da Airbnb, o executivo reconheceu a gravidade da situação e prometeu que a companhia voltará ao seu status pré-COVID, se não em breve, pelo menos, em algum momento.

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Antes das demissões, a Airbnb possuía 7,5 mil funcionários. Além disso, a startup interromperá projetos relacionados a hoteis, uma divisão de transportes e estadias de luxo. Os funcionários dos EUA atingidos pela demissão receberão 14 semanas de remuneração base, mais uma semana adicional por ano em que trabalharam na companhia, de acordo com o comunicado de Chesky. Eles também terão 12 meses de assistência médica. O dia 11 de maio será o último dia útil para aqueles que foram dispensados da companhia, tanto nos EUA, quanto no Canadá.

Outro mercado que será fortemente impactado com a pandemia é o setor de telecom. De acordo com a IDC, 43% das médias e grandes empresas brasileiras afirmaram que irão reduzir seu orçamento dedicado à Telecom em 2020, contra 35% que irão aumentar. Globalmente os números diferem: 39% irão aumentar e 36%, reduzir.

No geral, o impacto da COVID-19 no Mercado de Telecomunicações na América Latina será de US$ 4,3 bilhões em 2020 - incluindo segmentos B2C e B2B em voz fixa, dados fixos, voz móvel e dados móveis.

Novos ares

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A Intel essa semana que acaba de dar mais um passo no caminho da mobilidade inteligente. Segundo as informações divulgadas pela própria companhia, a fabricante de chips adquiriu a Moovit, aplicativo de transportes usado por 800 milhões de clientes entre empresas privadas e operadoras de transporte. A compra custou aproximadamente US$ 900 milhões (cerca de R$ 4,9 bilhões) à Intel.

A novidade é mais do que apenas a anexação de um serviço altamente promissor ao portfólio da fabricante de semicondutores. Para a marca, reconhecida pelos processadores, os planos são lançar uma frota de táxis autônomos já em 2022, que deve chegar a centenas de cidades de todo o mundo até 2030.

Esse é um dos aspectos nos quais a Intel aposta ao dizer que deseja se tornar fornecedora de soluções completas de mobilidade, um mercado com receita estimada de US$ 160 bilhões, até o final desta década. É um movimento que começou em 2018, quando a companhia investiu US$ 50 milhões na Moovit.

Guess who's back?

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Depois de ter a sua participação de mercado reduzida a quase zero, em setembro de 2013, a Nokia resolveu vender a sua divisão de mobile e serviços para Microsoft e passou a se concentrar apenas no fornecimento de infraestrutura de telecomunicações.

Sob a gerência da Microsoft, os modelos da marca também não foram bem. Apesar de oferecer ótimos dispositivos, com bom design e configurações, principalmente os da linha Lumia, o Windows Phone não conseguiu emplacar entre o público como sistema operacional. Com isso, em 2016, a Microsoft jogou a toalha, ficou com as patentes que lhe interessavam e revendeu a marca para FIH Mobile, uma subsidiária da Foxconn, por US$ 350 milhões (um senhor prejuízo, considerando que ela comprara a Nokia por US$ 7,6 bilhões).

Com a venda concretizada, a FIH Mobile fez uma parceria com a também finlandesa HMD Global, para ressuscitar a marca Nokia, dessa vez dotada com o sistema operacional Android,. No final de 2016, os primeiros modelos da “nova Nokia” surgiram no mercado e passaram a ser vendidos nos mercados asiático, africano e europeu.

Agora, a partir do dia 03 de maio, a marca finlandesa finalmente volta ao Brasil, trazendo como primeiro smartphone um modelo de entrada, que leva o nome de Nokia 2.3. Mas, será que o aparelho será páreo aos concorrentes? Veja a matéria completa neste link.

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Finalmente

Nessa semana, o Conselho Monetário Nacional (CMN) e o Banco Central (BC) regulamentaram o open banking no Brasil. Este padrão permitirá o compartilhamento de dados e serviços bancários entre instituições financeiras por meio da integração de plataformas e infraestruturas de tecnologia. Tudo, claro, deverá ter a autorização expressa dos correntistas. A implementação começará em novembro e será dividida em quatro fases.

O cronograma começará em 30 de novembro de 2020 e será concluído em outubro de 2021:

Etapa 1: acesso público a dados de instituições participantes do open banking sobre canais de atendimento e produtos e serviços relacionados com contas de depósito à vista ou de poupança, contas de pagamento ou operações de crédito;

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Etapa 2: compartilhamento entre instituições participantes de informações de cadastro de clientes e de representantes, bem como de dados de transações dos clientes acerca dos produtos e serviços relacionados na Etapa I;

Etapa 3: compartilhamento do serviço de iniciação de transação de pagamento entre instituições participantes, bem como compartilhamento do serviço de encaminhamento de proposta de operação crédito entre instituições financeiras e correspondentes no País eventualmente contratados para essa finalidade;

Etapa 4: expansão do escopo de dados para abranger, entre outros, operações de câmbio, investimentos, seguros e previdência complementar aberta, tanto no que diz respeito aos dados acessíveis ao público quanto aos dados de transações compartilhados entre instituições participantes.

Compras online

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O Cuponation, plataforma de descontos online, compilou dados de aumento de redes e de uso dessas plataformas como ponto de vendas nos últimos meses. Segundo o estudo, nas últimas quatro semanas, a taxa de penetração mundial nas redes sociais diariamente foi por volta de 3.81 bilhões de pessoas - ou seja, mais de 50% das pessoas em todo o globo estavam conectadas - , de acordo com a pesquisa do Statista, sistema internacional.

Além disso, segundo o levantamento recente do Centro Regional de Estudos do Brasil, atualmente 78% das empresas brasileiras, sejam elas de porte grande ou pequeno, estão presentes em pelo menos uma mídia social e acreditam que as mídias online podem influenciar parcerias e acarretar um aumento de vendas.

Nesta porcentagem, 57% estão conectadas apenas e exclusivamente para realizar vendas online - o que representa um aumento significativo de investimento dos comerciantes em plataformas digitais no geral. Vale mencionar que em 2017 somente 42% das companhias brasileiras possuíam sites, e no segundo semestre de 2019 este dado totalizava 54%.