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B2B or not 2B | Resumo semanal do mundo da tecnologia corporativa (20/4 a 24/4)

Por| 24 de Abril de 2020 às 16h03

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Canaltech
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Investimentos

Anunciando um investimento de US$ 5,7 bilhões (pouco mais de R$ 30,7 bilhões na cotação do dia 22 de abril de 2020), o Facebook tornou-se o maior acionista minoritário da operadora móvel indiana e e-commerce Jio, uma subsidiária do conglomerado internacional Reliance Industries. Com o valor divulgado, a rede social fundada e liderada por Mark Zuckerberg detém 10% dos papéis ativos da companhia.

A Jio é uma das maiores empresas do segmento na Índia, oferecendo serviços de banda larga fixa e internet móvel, além da operação de plataformas e processamento de pagamentos digitais. Este último, inclusive, é o detalhe que motivou o Facebook a fazer tal investimento, conforme menciona o CRO (Chief Revenue Officer) do Facebook, David Fischer, e seu vice-presidente para a Índia, Ajit Mohan, em post no blog oficial.

Já a Alibaba Cloud, divisão de oferta em serviços de tecnologia na nuvem do grupo Alibaba, anunciou um investimento de US$ 28 bilhões (algo próximo de R$ 148,8 bilhões) em sua infraestrutura de TI nos próximos três anos. A ideia, segundo comunicado do grupo, é ampliar suas ofertas à medida que a demanda por aplicações de transmissão de vídeo ao vivo — videochamadas, streaming em alta definição etc. — aumentaram consideravelmente após a pandemia da COVID-19, a doença derivativa do novo coronavírus.

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“Ao ampliar o nosso investimento na nossa infraestrutura de cloud e tecnologias essenciais, nós esperamos continuar a oferecer recursos computacionais de primeiro mundo, confiáveis, a fim de ajudar empresas a acelerarem seus processos de recuperação, além de levar soluções inteligentes baseadas na nuvem para dar suporte às suas transformações digitais no mundo pós-pandemia”, disse o presidente da Alibaba Cloud e CTO do grupo Alibaba, Jeff Zhang.

Enquanto isso, a Netflix informou que planeja levantar cerca de US$ 1 bilhão um dia após anunciar que irá dobrar suas projeções de novos usuários devido a demanda por novas produções puxadas pela quarentena do Coronavírus.

A empresa planeja usar o dinheiro para financiar produções originais, adquirir novos conteúdos e para possíveis aquisições. Tudo isso em um momento em que os maiores estúdios estão com produções e lançamentos parados em razão da pandemia.

A maioria dos conteúdos programados para 2020 e até 2021 já foram filmados e estão sendo finalizados de casa, segundo o chefe de conteúdo da plataforma, Ted Sarandos. Ele ainda informou que a Netflix está trabalhando em mais de 200 novos projetos.

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Especial EdTech

Em uma época em que a transformação digital está atingindo pessoas e empresas, é claro que a educação não poderia ficar de fora. Tanto é assim, que os últimos anos vêm se mostrando especialmente produtivos para as chamadas Edtechs, que são startups especializadas em educação, oferecendo soluções que conectam professores, alunos, pais e administradores a partir da tecnologia.

A partir disso, o Canaltech publicou duas matérias que abordam o momento das startups de educação nesse momento de pandemia:

Crise nas startups de educação

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Escolas tradicionais se adaptam a EdTechs

Inseguros

A adoção repentina de regimes de home office e a dificuldade maior de aplicar medidas de segurança para funcionários que trabalham de casa levou a um aumento de 148% no número de ataques hackers contra empresas em março. Os números mostram que os bandidos estão aproveitando o período de pandemia do novo coronavírus para aplicar golpes, apostando na ideia de que, remotamente, os sistemas dificilmente contam com a mesma proteção do que dentro das estruturas internas.

Isso se tornou verdade, principalmente, para quadrilhas que trabalham com ransomware, que já vinha crescendo em popularidade e se tornou, no último mês, o tipo de malware que mais atingiu as corporações de todo o mundo. Os dados são da VMware Carbon Clack, uma empresa especializada em cibersegurança e virtualização, que viu o número de ataques mais do que dobrar em relação ao que foi registrado em fevereiro de 2020.

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De acordo com os especialistas da empresa, o aumento na eficácia desse tipo de golpe tem a ver com a fragilidade maior do trabalho remoto. A rapidez com que os regimes de home office tiveram de ser implementados também ajudou, com profissionais levando computadores de trabalho para casa, os conectando a redes sem fio potencialmente desprotegidas, ou utilizando seus próprios equipamentos, que podem não contar com a segurança adequada e estarem desatualizados.

Aumento

Um levantamento feito pelo site de comparação de preços Zoom mostrou que nesses quase 30 dias de isolamento social, a busca por tablets aumentou 31%. Mas um tablet voltado para o público infantil é quem roubou a cena, crescendo mais de 17.000% O dispositivo em questão é um tablet da DL Eletrônicos (a mesma que opera oficialmente a marca Xiaomi no Brasil) e, como é focado no público infantil. O baixo preço (US$ 279,90), aliado à parceria que o tablet tem com a PlayKids, app da Movile especializado em conteúdos infantis, como jogos e vídeos, tornou o dispositivo cobiçado para os pais que precisam entreter seus filhos dentro de casa durante a quarentena. Ou seja, a "tempestade" perfeita.

Conteúdo Extra

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O Canaltech Corporate estreou na última segunda-feira (20) uma seção com uma seleção das melhores vagas de emprego em TI e em empresas de tecnologia. O "Manda Jobs" será publicada toda semana. Confira a primeira edição.