Atualização do app do Xbox para Windows 10 foca em melhorias gráficas

Por Redação | 10.05.2016 às 11:31

Com sua nova atualização para o aplicativo do Xbox no Windows 10, a Microsoft deseja agradar tanto aos usuários quanto aos fabricantes de placas de vídeo, trazendo funções bastante pedidas por ambos. De um lado, está a opção de taxa de quadros livre, e, de outro o suporte a tecnologias de otimização trazidas pelas fabricantes de placas de vídeo.

Vamos por partes, então. A primeira novidade, bastante requisitada, se aplica exclusivamente a jogos criados a partir da plataforma universal do Windows – ou seja, aqueles que rodam de forma semelhante no Xbox One, PC e outros dispositivos. Eles ganham, agora, a opção de contarem com uma taxa de quadros por segundo “liberada”, que se adapta ao poder de cada máquina e permite trazer o máximo de potencial aos títulos.

Entretanto, apesar da função estar habilitada para todos a partir desta terça-feira (10), os títulos deverão ser atualizados um a um para contarem com a funcionalidade. Por enquanto, não há jogos que suportem a novidade, uma vez que até mesmo os jogos recentes da própria Microsoft, como Quantum Break, Gears of War Ultimate Edition e Forza Motorsport 6: Apex, receberão os updates necessários para trabalharem dessa maneira “em breve”.

Outra novidade é o suporte às tecnologias FreeSync, da AMD, e G-Sync, da NVIDIA. Ambas funcionam basicamente da mesma forma, atuando na comunicação entre a GPU, processador e o monitor para evitar cortes nas imagens e quadros tremidos, tornando as cenas exibidas muito mais fluidas e naturais. São sistemas que otimizam o que é exibido e tornam os títulos ainda mais bonitos, mesmo em configurações mais modestas.

E, segundo a Microsoft, não para por aí. A empresa promete anunciar e liberar, em breve, novidades para o DirectX 12, que está por trás de toda a oferta de jogos do Windows 10. Além disso, opções para modificadores de games, também bastante pedidas pela comunidade, devem fazer parte do aplicativo do Xbox no curto prazo.

A expectativa é que as próximas grandes novidades sejam introduzidas no começo do segundo semestre, quando chega a atualização de aniversário do Windows 10. Além disso, temos a E3 2016 chegando em junho, que deve trazer novidades específicas para os fãs de games no PC. Pelo menos foi isso o que prometeu o diretor da marca Xbox, Phil Spencer, durante a conferência para desenvolvedores Build, realizada no final de março.

Enquanto isso, a atualização desta terça para o app do Xbox deve estar disponível para todos em breve, e está sendo liberada em ondas. Entretanto, se você não tiver paciência para esperar, pode fazer o download direto no site da Microsoft.

Fonte: Microsoft