As melhores empresas de tecnologia para trabalhar em 2016

Por Redação | 15.12.2015 às 12:19

A nova indústria da tecnologia é famosa por suas empresas com escritórios descolados, com benefícios progressivos e ambientes de trabalho mais descontraídos. Ao que tudo indica, todas essas regalias estão se convertendo em funcionários mais felizes e satisfeitos com seus empregos.

A surpresa do "Employees’ Choice Awards 2016", um prêmio completamente baseado no feedback dos funcionários das companhias, é a startup Airbnb, que destronou o Google. A empresa de hospedagem ficou em primeiro lugar no ranking, enquanto o gigante da internet caiu para a 8ª posição.

O ranking completo conta com as 50 melhores empresas para se trabalhar, mas vamos listar apenas as companhias do setor de tecnologia. Para ver a lista completa, visite o Glassdoor.com.

1. Airbnb

  • Avaliação da empresa: 4,6
  • Negócio: Plataforma de hospedagens

Aparentemente, as batalhas travadas pelo serviço com alguns reguladores em diversas partes do mundo não afetaram o ambiente de trabalho dela. A empresa, que está avaliada em cerca de US$ 25 bilhões, oferece licença maternidade e paternidade acima dos padrões da indústria, além de conceder vales-viagem trimestrais aos seus funcionários, ente outras regalias.

"As pessoas que trabalham aqui estão entre os melhores profissionais que já conheci em minha carreira", disse um funcionário. "A cultura é boa. Os fundadores são ótimas pessoas e eu acredito que eles têm as melhores intenções para a empresa, os empregados e nossa comunidade", completou.

Airbnb Escritório

Um dos escritórios da Airbnb. (Foto: Divulgação)

3. Guidewire

  • Avaliação da empresa: 4,5
  • Negócio: Software

A empresa californiana de software ficou em terceiro lugar no ranking geral. "A Guidewire atinge o ponto ideal entre 'cultura de startup' e 'cultura de grande corporação'", disse um funcionário. "Existe o clima de pequena empresa, onde você pode conversar com todos e fazer as coisas. E também há espaço suficiente para que equipes e indivíduos escolham o que funciona melhor para eles, apesar de terem o apoio de uma empresa maior".

4. Hubspot

  • Avaliação da empresa: 4,4
  • Negócio: Software

A empresa de venda e marketing de software estimula conexões entre funcionários por meio de eventos como "jantares misteriosos", onde reúne uma série de pessoas de diferentes departamentos. Com programas voltados especificamente para funcionárias do sexo feminino, a empresa também foi classificada como um dos melhores locais de trabalho para as mulheres pela revista Fortune.

5. Facebook

  • Avaliação da empresa: 4,4
  • Negócio: Mídia social

A rede social intensificou o seu programa de benefícios progressistas ao longo do ano, estendendo a licença parental remunerada por quatro meses em todos os seus escritórios – uma política que o próprio CEO Mark Zuckerberg aproveitou nas últimas semanas com o nascimento de sua filha. A empresa também oferece outros benefícios, desde salas de jogos até a opção de congelamento de óvulos para mulheres.

"A cultura é realmente incrível e, na minha opinião, é ainda melhor do que a mídia relata", disse um funcionário da rede social. "Os benefícios são maravilhosos, mas a experiência profissional é ainda melhor! Eu sinto a energia todos os dias trabalhando aqui!", completou.

6. LinkedIn

  • Avaliação da empresa: 4,4
  • Negócio: Mídia social

Como uma rede social direcionada para a carreira profissional, faz sentido que o LinkedIn saiba como fazer seus funcionários felizes. Entre as regalias oferecidas pela empresa estão a oferta de um tempo para que os trabalhadores se dediquem a projetos especiais, eventos com oradores de renome mundial e cursos de aperfeiçoamento profissional.

"Nossa cultura é sobre transformação, integridade, colaboração, humor e, é claro, resultados", disse um funcionário. "Esta cultura impulsiona tudo o que fazemos e é apoiada pelos valores centrais da empresa que cada funcionário conhece e vive cada dia".

8. Google

  • Avaliação da empresa: 4,3
  • Negócio: Pesquisa e tecnologias diversificadas

Há anos, o Google é conhecido por oferecer regalias em seus escritórios e possuir uma forte cultura. A gigante da tecnologia também oferece uma das mais generosas políticas de licença parental dos Estados Unidos e sempre esteve na vanguarda dos benefícios focados em funcionários LGBT.

"Todos trabalham em conjunto para alcançar grandes resultados e se divertem ao fazê-lo. Os benefícios são inacreditáveis (comida, massagens, ginásios, descontos, etc), mas a melhor parte é estar cercado por tantas pessoas talentosas. É verdadeiramente inspirador", disse um funcionário do Google.

Google Amsterdã

Escritório do Google em Amsterdã (Foto: Divulgação)

12. World Wide Technology

  • Avaliação da empresa: 4,3
  • Negócio: Serviços de TI

Essa empresa de St. Louis, no Missouri, foi fundada em 1990, cresceu e hoje é um dos maiores nomes na área de serviços de TI. A companhia consegue manter os seus mais de 3.000 colaboradores felizes ao mesmo tempo em que continua crescendo vertiginosamente.

"Horários flexíveis intercalados com dias de trabalho remoto, ambiente familiar, divertido e nada tedioso, sempre tem trabalho para ser feito! Os benefícios são excelentes", disse um funcionário.

14. MINDBODY

  • Avaliação da empresa: 4,2
  • Negócio: Solução na nuvem

A empresa californiana oferece uma solução na nuvem que conecta usuários a estabelecimentos dos ramos de saúde, beleza e bem-estar. Fundada nos anos 2000, a empresa faz sucesso entre seus funcionários.

"É uma cultura de alegria! Eu nunca estive em um ambiente tão positivo", disse um funcionário. "A gestão incentiva você não só profissionalmente, mas em aspectos pessoais da sua vida também", completou.

16. Expedia

  • Avaliação da empresa: 4,1
  • Negócio: Viagens online

O site que usa a tecnologia para facilitar a vida dos viajantes enfatiza a retenção de talentos entre seus funcionários e fornece muitas oportunidades de crescimento na empresa.

"A atmosfera é positiva, enérgica e empreendedora. A combinação de viagem e tecnologia cria um lugar excitante para se estar", disse um funcionário.

18. Riot Games

  • Avaliação da empresa: 4,1
  • Negócio: Games

A empresa por trás de grandes jogos, como League of Legends, também agrada muito seus funcionários. "A Riot trata todos os seus funcionários incrivelmente bem, desde benefícios de primeira linha, passando por arte no campus e almoços e jantares gourmet gratuitos", disse um funcionário sênior. "Eu realmente não consigo imaginar um lugar melhor para trabalhar com games (ou tecnologia em geral na área de Los Angeles)”.

19. Adobe

  • Avaliação da empresa: 4,1
  • Negócio: Software

A empresa de software por trás das ferramentas de edição, como o Photoshop e o InDesign, ficou em 19º lugar na lista deste ano. "Uma empresa extremamente progressiva que valoriza seus empregados. Eu realmente me sinto necessário e querido com liberdade para tomar decisões e ter o suporte de todos os níveis", disse um funcionário.

25. Apple

  • Avaliação da empresa: 4,0
  • Negócio: Produtos eletrônicos de consumo

Com mais de US$ 202 bilhões em caixa, a empresa de Cupertino pode se dar ao luxo de ser generosa com seus funcionários. "Os benefícios para a equipe são incríveis, a gestão é maravilhosa, constantemente aprendendo em uma base diária", disse um funcionário. "Você trabalha com pessoas que são apaixonadas pelo que fazem, que são determinadas e destinadas a fazer grandes coisas. Férias, ações, benefícios de saúde, etc, tudo é maravilhoso!".

Novo Campus Apple 2

Novo Campus futurista da Apple vai abrigar ainda mais funcionários da Maçã. (Imagem: Divulgação)

26. Twitter

  • Avaliação da empresa: 4,0
  • Negócio: Mídia social

Apesar de 2015 ter sido um ano turbulento para o Twitter, a rede social conseguiu ficar no top 50 do Glassdoor. Entre outras adversidades, a demissão do CEO Dick Costolo foi uma das decisões que mais pesou no ano.

"As pessoas que trabalham aqui são incríveis", disse um recrutador do Twitter. "Nosso ambiente prospera na reciprocidade entre os funcionários, que aprendem e ensinam entre si".

28. Paycom

  • Avaliação da empresa: 4,0
  • Negócio: RH

A empresa que oferece uma folha de pagamento online e outras tecnologias para o setor de Recursos Humanos é uma presença frequente na lista anual do Glassdoor.

"Os líderes estão sempre nos incentivando a fornecer um feedback construtivo. Almoços grátis e academia no campus. Estou rodeado de alguns dos profissionais mais incríveis que me inspiram diariamente", disse um funcionário.

31. Akamai

  • Avaliação da empresa: 4,0
  • Negócio: Entrega de conteúdo em nuvem

A Akamai Technologies é uma empresa de Internet norte-americana sediada em Cambridge, Massachusetts. Entre os seus principais serviços, está o armazenamento de imagens e vídeos para a estrutura interna de sites de grande porte, como Facebook, Twitter, MySpace, Amazon.com, Yahoo!, Netflix, entre outros.

"Este é o melhor lugar que eu já trabalhei", disse um designer da empresa. "As pessoas são assustadoramente inteligentes, simpáticas e atenciosas. O trabalho é desafiador, mas interessante, e os benefícios são muito bons".

32. Salesforce

  • Avaliação da empresa: 4,0
  • Negócio: Software on demand

A gigante da plataforma de vendas com sede em São Francisco, Califórnia, sempre figura nas listas de melhores empresas do setor de tecnologia. "Cultura corporativa surpreendente: trabalhar duro, mas se divertir fazendo isso", disse um funcionário. "Benefícios inacreditáveis que estão constantemente aumentando. Uma meritocracia onde os funcionários são generosamente recompensados pelo seu trabalho duro. Você nunca fica entediado!".

Salesforce

Escritório da Salesforce. (Imagem: Divulgação)

33. F5 Networks

  • Avaliação da empresa: 4,0
  • Negócio: Application Delivery Networking (ADN)

A rede de entrega de aplicativos conseguiu assegurar o 33º lugar na lista deste ano, mas no ano passado ela ficou em segundo lugar no ranking. "Ótima cultura empresarial, onde as pessoas se preocupam com os outros e conseguem entregar grandes materiais para os clientes", disse um gerente de projeto. "Grandes benefícios e recompensas. A empresa também se preocupa com a comunidade local".

37. Red Hat

  • Avaliação da empresa, 4,0
  • Negócio: Software

A empresa de software empresarial de código aberto ficou em 37º lugar na lista. "Algumas das pessoas mais inteligentes do setor. A cultura é familiar", disse um funcionário.

49. Concur

  • Avaliação da empresa: 3,9
  • Negócio: Software em nuvem

Responsável por soluções de gestão de viagens e despesas, a Concur conseguiu entrar no top 50 das melhores empresas para se trabalhar. "As pessoas e a cultura da Concur são fenomenais", disse um funcionário. "Eles contratam pessoas fantásticas. Eles são ótimos para recompensar a equipe de vendas e estão sempre oferecendo incentivos divertidos".