Arm compra Apical de olho na Internet das Coisas

Por Redação | 20 de Maio de 2016 às 12h55

A designer de chips britânica ARM Limited fechou nesta semana a aquisição da especialista em análise de imagens Apical. A decisão da empresa marca a mudança de foco nos smartphones para investir em novos segmentos de mercado.

A Arm declarou nesta quinta-feira (19) que pagou U$350 milhões em dinheiro pela Apical. Segundo a fabricante de chips, a empresa é considerada uma das companhias de tecnologia que mais crescem na Inglaterra. A aquisição tem como objetivo acelerar a expansão da Arm para outros mercados, como o de veículos, de sistemas de segurança e de dispositivos conectados, conhecidos popularmente como Internet das Coisas.

"A visão do potencial da tecnologia computacional ainda está nos estágios iniciais de desenvolvimento, o mundo dos dispositivos alimentado por essa nova tecnologia só tende a crescer," disse o chefe executivo da Arm Simon Segars, acrescentando ainda que "a Apical estava na linha de frente na visão incorporada da tecnologia computacional".

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

"A parceria com a Arm soluciona desafios técnicos para os produtos da próxima geração, como carros autônomos e sistemas de segurança sofisticados", acrescentou Simon. "A tecnologia da Apical vai cumprir um papel fundamental na criação dessas soluções, que dependem de tecnologias dedicadas de imagem computacional."

A gigante do mercado mobile declarou que as tecnologias de imagem da Apical já são usadas em mais de 1.5 bilhão de smartphones e em outros 300 milhões de dispositivos industriais e para consumo, incluindo câmeras digitais e tablets.

Os dados de lucro mais recentes reportados pela Arm, levando em conta os últimos 12 meses, foi de £ 16.6 milhões. A Arm dominou por muito tempo o mercado de processadores mobile, seus componentes são utilizados em mais de 95% dos smartphones. Mas com a queda mundial nas vendas de smartphones, a companhia de Cambridge aumentou o investimento em outros mercados, mudando o foco para outros dispositivos.

A opinião dos analistas

Analistas aconselharam a Arm de que essa decisão pode ser desafiadora e competitiva. "Outras empresas já estão desenvolvendo produtos para esse segmento. É improvável que a Arm consiga construir a mesma dominância que tinha no mercado de chips para smartphones em outros mercados." declararam os analistas da Liberum, Eoin Lambe e Janardan Menon.

No último mês, as ações da Arm apresentaram crescimento de 14% em valor bruto. Até o fim de março, a empresa obteve lucro de £ 276,4 milhões, um aumento de 22% de comparado ao mesmo período do ano passado.

Fonte: Financial Times

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.