Apple Watch é finalmente lançado e primeiras impressões já começam a aparecer

Por Redação | 24 de Abril de 2015 às 11h22
photo_camera Divulgação

Depois de muita espera, alguns problemas e muita expectativa, o Apple Watch finalmente chegou às lojas dos Estados Unidos e de mais alguns países mundo afora. E, enquanto esperamos nossa vez de receber o relógio inteligente da empresa de Cupertino, as primeiras impressões e detalhes sobre o aparelho já começam a aparecer por aí.

É claro que, neste primeiro momento, apenas os sortudos que conseguiram fazer a compra com bastante antecedência começaram a receber o produto, enquanto a grande maioria dos consumidores terá que esperar mais algum tempo para ter a novidade em seus pulsos. Tanto que, quem quiser comprar um smartwatch agora só poderá fazer isso pela internet e vai recebê-lo apenas em junho.

Em compensação, a empresa confirmou que várias de suas lojas oferecerão o gadget para que as pessoas possam testá-lo, numa tentativa de auxiliar o grande público a decidir qual modelo escolher.

Já para aqueles que estão ostentando o lançamento por aí, as primeiras opiniões não poderiam ser mais positivas. De acordo com o TechCrunch, que obteve o relógio por uns dias para realizar os primeiros testes do produto, a Apple conseguiu criar uma boa impressão com a nova tecnologia e dar a sensação de que estamos mesmo diante de algo que vai mudar a forma como consumimos e interagimos com a informação — de maneira semelhante ao que ela fez com o iPad em 2010.

Segundo a página, a utilização inicial do Apple Watch é bem simples e, como é de costume nos dispositivos da Maçã, com uma interface bem amigável e acessível. A integração feita com o iPhone a partir do aplicativo disponível a partir da versão 8.3 do iOS é bem simples e sem grandes complicações. Tanto que a fabricante optou por eliminar os diversos menus e fazer com que esse processo fosse conduzido a partir de algo semelhante àquilo que temos na leitura de QR Codes: basta apontar a câmera do smartphone para a tela do relógio para que os ajustes iniciais sejam feitos.

Apple Watch

Por outro lado, o site aponta que há uma demora incômoda — afinal, todos querem começar a brincar logo com a novidade — quando o Apple Watch começa a transferir os aplicativos compatíveis. Ao identificar os apps existentes em seu iPhone e que também podem ser utilizados no smartwatch, ele inicia o download automaticamente para deixar tudo pronto de uma só vez. A boa notícia é que esse processo pode ser feito em segundo plano, o que ajuda a conter um pouco da ansiedade de conhecer o produto.

O curioso mesmo é que, apesar de todo esse interesse em torno do que o relógio pode fazer, ele praticamente incentiva o usuário a fazer apenas interações rápidas com a pequena tela. Como a ideia é trazer uma interface descomplicada e de fácil utilização, todas as configurações nos programas ou mesmo o uso básico de cada uma de suas funções não exige mais do que alguns segundos. Tanto que o TechCrunch conta que o processo mais demorado foram as configurações pessoais de notificação, de perfil médico e de personalização do dispositivo.

Isso significa que você pode levar mais tempo decidindo qual modelo escolher e esperando ele chegar em sua casa do que realmente tocando em sua tela. Parece um pouco confuso pensar nisso, mas se lembrarmos que a ideia desses relógios inteligentes é exatamente oferecer o máximo de funções com o mínimo de complicação, essa relação faz muito sentido e mostra que o Apple Watch parece estar cumprindo bem o seu papel de abreviar o tempo que gastávamos fazendo as mesmas coisas no iPhone.

Além disso, outro ponto importante é que a novidade está disponível ao grande público há apenas algumas horas e que é natural que mais e mais aplicações sejam adicionadas nos próximos dias, principalmente quando mais aplicativos começarem a ganhar suporte para o relógio inteligente.

Enquanto isso, continuamos a olhar para nossos velhos relógios nada inteligentes esperando a hora da Apple decidir quando vamos receber a novidade por aqui.

Via: TechCrunch, GSM Arena

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.