Apple volta à primeira colocação no ranking das marcas mais valiosas do mundo

Por Redação | 27 de Maio de 2015 às 12h35

A Apple voltou ao topo da lista das 100 marcas mais valiosas do mundo depois de perder para o Google no ano passado. O ranking BrandZ é desenvolvido pela Milward Brown e pela WPP, e já está em sua 10ª edição. As duas companhias inverteram a posição em 2015.

Em um ano, o valor de marca da Apple cresceu em 67% e atingiu US$ 247 bilhões, enquanto o Google cresceu apenas 9% e atingiu o valor de US$ 173,7 bilhões. A Microsoft, que já foi a primeira colocada em 2006, agora fica na terceira posição com crescimento de 28% em relação ao ano passado, e com o valor de US$ 115,5 bilhões.

Em relação ao crescimento da Apple, a BrandZ justifica, com o sucesso do iPhone 6 e a chegada do Apple Watch, que se tornou popular antes mesmo de chegar ao mercado. Em um total, o valor das 100 marcas do ranking subiu 126% em relação à primeira edição e, hoje, soma US$ 3,3 trilhões, sendo 14% a mais do que o total registrado do ano passado.

O estudo conclui que a tecnologia é a categoria que cresce mais rápido e que o Facebook é a marca mais rápida em crescimento. Ainda segundo a pesquisa, o valor das marcas de comércio eletrônico já ultrapassa o valor das marcas de varejo. Isso é comprovado com a entrada da Alibaba pela primeira vez na lista, que já estreou na 13ª posição, desbancando a Amazon e o Walmart.

Outras conclusões são que as marcas mais fortes conseguem entregar mais retorno para os acionistas, as marcas europeias estão estagnadas, as chinesas se destacam cada dia mais e as americanas estão reaparecendo.

Confira a lista:

Ranking 100 empresas mais valiosas
Ranking 100 empresas mais valiosas
Ranking 100 empresas mais valiosas
Ranking 100 empresas mais valiosas

A apresentação com o ranking completo pode ser vista em português aqui.

Fonte: BlueBus

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.