Apple usa propagandas na App Store para convencer usuários a trocarem de iPhone

Por Redação | 14 de Dezembro de 2015 às 12h05

Se as mensagens indicando que não é possível fazer o download de tal aplicativo por ele ser dedicado apenas às versões mais novas do iPhone não fossem incômodas o bastante, a Apple quer deixar bem claro para você que é hora de comprar um smartphone novo. Neste final de semana, a empresa começou a exibir anúncios pop-up de tela inteira sempre que usuários de modelos antigos do celular acessam a App Store.

Aparentemente, a nova publicidade está disponível para quem utiliza os modelos 5s e anteriores e aparece apenas para usuários dos Estados Unidos que já tenham feito a atualização para o iOS 9.2. Ao lado dos dizeres “ridiculamente poderoso” e imagens do iPhone 6s, estão links com mais informações sobre o produto e para a compra de um dispositivo, algo que é citado como um upgrade. Para continuar acessando a App Store, é preciso clicar em um botão específico na parte superior da tela.

Anúncio Apple

Desnecessário dizer que a nova modalidade de anúncios irritou os usuários, que já estão reclamando bastante nas redes sociais. A ira se deve, principalmente, ao fato de que esta é a primeira vez que a Apple efetivamente interrompe a navegação para anunciar um de seus produtos, algo que só havia sido feito antes quando o Music foi lançado, por meio de uma notificação no aplicativo de Música do iOS, que aparecia uma única vez. Não é o caso agora e já existem relatos sobre a propaganda surgindo sucessivas vezes para os usuários. O mesmo, entretanto, não acontece para quem utiliza um iPad mais antigo ou um iPod Touch, por exemplo.

A exibição de propagandas na App Store, porém, não é novidade. Desde sempre a empresa exibe anúncios na página inicial de sua loja online, seja ofertando outros aplicativos, fornecendo links para assistir a keynotes ou apresentações, ou, como acontece agora, divulgando o lançamento de novos aparelhos. Nunca, porém, desta maneira.

A Maçã, por enquanto, não se pronunciou sobre a questão, mas a expectativa é que a intromissão seja apenas temporária e ocorra apenas durante a temporada de fim de ano, quando existe uma necessidade de aumento nas vendas. Aos afetados, resta aguardar e torcer para que a Apple faça alguma coisa a respeito.

Fonte: Apple Insider

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!