Apple teria cancelado projeto de televisor, mas deve lançar serviço de streaming

Por Redação | 19.05.2015 às 09:39
photo_camera Divulgação

Os rumores sobre uma TV fabricada pela Apple são cercados de mistérios há pelo menos três anos. Na biografia de Steve Jobs escrita por Walter Isaacson, é dito que o ex-CEO tinha planos de colocar sua empresa na indústria de televisores inteligentes através de um produto revolucionário. Mais recentemente, o atual presidente executivo da Maçã, Tim Cook, declarou que a companhia tem uma "grande visão" para o setor. No entanto, esses planos podem ser bem distintos do que muita gente deve imaginar.

A começar pelo fato de que a tal TV da Apple, na verdade, não é uma TV em si - no caso, o objeto físico. Trata-se de uma plataforma online que pretende oferecer pacotes de canais de televisão que poderão ser assistidos via streaming em vários dispositivos da empresa. Inicialmente, o serviço teria cerca de 25 canais, entre eles ABC, Fox e CBS, mas ainda não se sabe como funcionaria o mecanismo de transmissão de dados, ou seja, se será necessário ter um gadget específico para parear as informações.

É aí que entra a nova geração da Apple TV, que deve ser o carro chefe desse servio de streaming de vídeos. De acordo com fontes familiarizadas com o assunto, a nova Apple TV será apresentada em junho na World Wide Developers Conference 2015, evento da Maçã para desenvolvedores, mas a plataforma online só deve chegar após o lançamento do novo hardware. Segundo as fontes, o protótipo atual do aparelho é um pouco maior que o modelo vendido atualmente pela companhia.

Especula-se que além de uma interface renovada e uma grande integração com a assistente Siri e aplicativos de terceiros, o dispositivo receberá um controle sensível ao toque. Com ele, o usuário poderá navegar mais facilmente pelos conteúdos disponíveis na Apple TV e possivelmente acessar os menus e configurações do produto por dois botões físicos. Além disso, a Apple estaria preparando um "TV Kit" que deve dar aos desenvolvedores ferramentas para a criação de apps para a nova Apple TV. Esse kit também vai permitir integração com o recém-lançado Apple Watch.

Mas e o televisor da Apple?

Como dito anteriormente, não espere ver tão cedo um aparelho de TV fabricado pela Maçã. De acordo com o Wall Street Journal, a empresa até teria arquivado o protótipo do dispositivo há um ano, cancelando por completo o projeto - pelo menos até segunda ordem de Tim Cook.

Se analisarmos alguns rumores publicados nos últimos meses, é bem provável que a companhia tenha mesmo desistido de um televisor próprio para se focar em outros produtos. Entre eles o smartwatch e possivelmente um carro elétrico.

Em todo caso, vamos esperar para ver quais anúncios a empresa reserva para a WWDC, que acontece entre os dias 8 e 12 de junho, em São Francisco, nos Estados Unidos.

Fontes: Wall Street Journal, 9to5Mac