Apple teria adiado lançamento de serviço de streaming de vídeo para 2016

Por Redação | 02.06.2015 às 07:56

Faltando menos de uma semana para o início da Worldwide Developers Conference (WWDC) 2015, começam a circular os últimos rumores sobre o que poderá aparecer no evento. Um dos serviços mais aguardados é uma suposta plataforma de TV pela internet da Apple, que permitiria a transmissão de vídeos via streaming. No entanto, uma nova informação indica que a empresa teria adiado o anúncio do programa, originalmente agendado para a próxima segunda-feira (8).

De acordo com o Re/Code, a revelação do novo serviço só deve acontecer no final do ano ou apenas em 2016. Assim como no lançamento da nova versão do Beats Music, a gigante de Cupertino estaria enfrentando dificuldades junto às detentoras de conteúdo, que a estariam impedindo de fechar grandes acordos de licenciamento. Por conta disso, a chegada da plataforma ao mercado teve de ser atrasada e agora não se sabe ao certo quando será disponibilizada.

A ideia da Apple era lançar o serviço já agora no início do segundo semestre para coincidir com as principais estreias dos maiores canais da TV a cabo norte-americana. Contudo, desde o final de maio, circulavam rumores de que isso não iria acontecer - o próprio Re/Code noticiou que, além dos empecilhos nas negociações com outras entidades, a empresa estaria com problemas para englobar todo o conteúdo das emissoras dos Estados Unidos.

A questão é que a companhia quer adotar uma estratégia diferente da concorrência. Por exemplo, o PlayStation Vue, da Sony, oferece streaming de programas ao vivo, mas apenas de canais locais nas cidades em que está disponível e ainda não alcançou muita popularidade mesmo três meses após ser lançado. Além disso, são poucos os locais que oferecem suporte ao dispositivo.

A Apple, por outro lado, quer incluir em sua plataforma todos os municípios norte-americanos e liberar o acesso aos canais que o usuário quiser. Pelo fato do projeto ser mais ambicioso, já era de se esperar que a iniciativa não ficaria pronta tão rapidamente. Logo, teve que ser adiado. Claro, o serviço até pode ser anunciado na semana que vem, mas é pouco provável que seu lançamento aconteça no começo de julho, quem dirá em 2015.

Em todo caso, falta pouco para sabermos mais sobre essa suposta novidade. A WWDC 2015 acontece entre os dias 8 e 12 de junho, em São Francisco, na Califórnia.

Para acompanhar ao vivo

Apple TV

(Foto: MacRumors)

A Apple liberou nesta segunda-feira (1º) para os usuários da Apple TV uma seção dedicada à transmissão de eventos próprios, no qual a companhia fará o streaming do keynote de abertura da conferência no próximo dia 8 de junho, às 14h00 pelo horário de Brasília. Assim como nos anos anteriores, uma página especial dedicada ao evento deve dar as caras no site oficial da empresa em breve. A Maçã também fez uma pequena atualização no aplicativo oficial da WWDC, que agora chega em sua versão 3.0.

O evento deste ano traz o slogan “The epicenter of change”, que na tradução livre significa "O epicentro da mudança". De acordo com a gigante de Cupertino, esta edição trará mais de 100 sessões técnicas com mais de mil engenheiros da entidade, além de laboratórios práticos. Haverá ainda o Apple Design Awards, que premia as melhores ideias criadas durante o evento e voltadas aos aparelhos da empresa com sistemas operacionais iOS e OS X.

Fontes: Recode, MacRumors