Apple tem novo diretor de operações

Por Redação | 17 de Dezembro de 2015 às 15h48

Uma vaga de alto escalão na Apple, que estava vazia desde 2011, foi preenchida nesta semana. Em uma dança das cadeiras que modificou parte de sua estrutura interna, a empresa revelou que Jeff Williams vai assumir o posto de diretor de operações, ou COO, trabalhando como o braço direito do presidente da companhia, Tim Cook.

Desde 2011, o executivo atuava como vice-presidente de operações, um cargo bem próximo do que ele ocupa agora. Sua principal atribuição era a coordenação de toda a cadeia de produção de dispositivos da Apple, trabalhando desde as fases de conceito e design até a efetiva fabricação e chegada dos produtos às lojas de todo o mundo.

Williams e Cook, inclusive, possuem uma história semelhante. Assim como o atual CEO, ele também obteve um MBA pela Universidade Duke, nos Estados Unidos, antes de trabalhar para a IBM. Os dois também entraram na Apple no mesmo ano, em 1998. Antes de ser apontado como COO, o executivo ocupava o mesmo cargo que o atual presidente.

A vaga de diretor de operações da Apple estava vazia desde que Steve Jobs deixou a empresa, há quatro anos, devido aos problemas de saúde. Tim Cook, que era diretor de operações na época, assumiu a diretoria interinamente e depois de forma definitiva, mas nunca chegou a apontar alguém para seu antigo posto. Agora, tudo muda e, claro, o mercado já aposta em Williams como o sucessor caso o atual CEO tenha que deixar o cargo por algum motivo.

Mais mudanças também alteraram outros pontos da cadeira gerencial da Apple. Johnny Srouji se tornou vice-presidente de tecnologias de hardware, enquanto Phil Schiller, o atual vice-presidente de marketing global, passa a assumir também as operações da App Store para todos os dispositivos da companhia. A Maçã conta ainda com um novo VP de marketing e comunicações, Tor Myhren, que foi contratado devido a seu trabalho na agência de propaganda Grey Group e assume o posto no primeiro trimestre de 2016.

Fonte: Apple

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.