Apple tem novo diretor de operações

Por Redação | 17.12.2015 às 15:48

Uma vaga de alto escalão na Apple, que estava vazia desde 2011, foi preenchida nesta semana. Em uma dança das cadeiras que modificou parte de sua estrutura interna, a empresa revelou que Jeff Williams vai assumir o posto de diretor de operações, ou COO, trabalhando como o braço direito do presidente da companhia, Tim Cook.

Desde 2011, o executivo atuava como vice-presidente de operações, um cargo bem próximo do que ele ocupa agora. Sua principal atribuição era a coordenação de toda a cadeia de produção de dispositivos da Apple, trabalhando desde as fases de conceito e design até a efetiva fabricação e chegada dos produtos às lojas de todo o mundo.

Williams e Cook, inclusive, possuem uma história semelhante. Assim como o atual CEO, ele também obteve um MBA pela Universidade Duke, nos Estados Unidos, antes de trabalhar para a IBM. Os dois também entraram na Apple no mesmo ano, em 1998. Antes de ser apontado como COO, o executivo ocupava o mesmo cargo que o atual presidente.

A vaga de diretor de operações da Apple estava vazia desde que Steve Jobs deixou a empresa, há quatro anos, devido aos problemas de saúde. Tim Cook, que era diretor de operações na época, assumiu a diretoria interinamente e depois de forma definitiva, mas nunca chegou a apontar alguém para seu antigo posto. Agora, tudo muda e, claro, o mercado já aposta em Williams como o sucessor caso o atual CEO tenha que deixar o cargo por algum motivo.

Mais mudanças também alteraram outros pontos da cadeira gerencial da Apple. Johnny Srouji se tornou vice-presidente de tecnologias de hardware, enquanto Phil Schiller, o atual vice-presidente de marketing global, passa a assumir também as operações da App Store para todos os dispositivos da companhia. A Maçã conta ainda com um novo VP de marketing e comunicações, Tor Myhren, que foi contratado devido a seu trabalho na agência de propaganda Grey Group e assume o posto no primeiro trimestre de 2016.

Fonte: Apple