Apple se torna a quarta maior fabricante de computadores do mundo; HP é líder

Por Redação | 15 de Janeiro de 2018 às 11h48
TUDO SOBRE

HP

A sempre citada estagnação no mercado de computadores pessoais não parece ter afetado a Apple tanto assim no ano que passou. Em 2017, a empresa assumiu a quarta posição entre as maiores fabricantes de máquinas do mundo. De acordo com números do do Gartner, foram 19,3 milhões de Macs colocados nas lojas, o que permitiu que ela subisse mais uma posição no ranking.

O resultado garantiu à Apple uma parcela de 7,4% do setor ao longo do ano passado, suficiente para deixar a Asus para trás. A marca de PCs se viu diante de uma redução de 12,3% no market share, com 17,9 milhões de máquinas enviadas para as lojas e uma queda no interesse, principalmente, diante da forte concorrência do top 3, todos representantes do segmento Windows e com gigantesca penetração, principalmente, no mercado corporativo.

Falando nisso, foi justamente esse segmento que acirrou a briga pela primeira colocação, agora ocupada pela HP Inc. A companhia americana assumiu a liderança do mercado em 2017 com uma diferença de apenas 0,2% para a segunda colocada, a Lenovo. De um lado, temos um crescimento de 4,6% no período, o maior entre as principais empresas do setor; do outro, foi registrada uma redução de 2,2% no market share.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Em terceiro lugar aparece a Dell, um pouco abaixo da batalha pelo primeiro lugar e com uma penetração de mercado na casa dos 15,2%. Aqui, também, houve crescimento modesto de 1,1%, suficiente para colocar a marca bem longe da ameaça da quarta colocada, com vendas que representam mais do que o dobro das registradas pela Apple.

Sendo assim, se quiser chegar ao pódio, a Maçã ainda precisará galgar alguns degraus, não apenas de forma a alcançar a rival, mas também para mudar a cara do mercado de computadores. Por mais que existam mudanças no ranking, o topo ainda é dominado por três companhias. Juntas, Dell, Lenovo e HP Inc. concentram 57% do mercado mundial, com dois fatores sendo essenciais aqui: a dominância da plataforma Windows e sua ligação intrínseca ao segmento corporativo.

Quem também viu redução bastante significativa em sua participação de mercado foi a Acer, com 6,5% de baixa. A companhia foi a segunda que mais perdeu em 2017, atrás apenas da Asus nesse quesito, mesmo que tenha mantido a sexta colocação no ranking. Ela apresenta uma participação de 6,5% no mercado e pode começar a sonhar em subir de colocação caso os números da Asus continuem em queda – a diferença entre as duas é de apenas 0,3%.

No total, o mercado de computadores apresentou leve retração em 2017, com queda de 2,8%. 262,5 milhões de computadores foram colocados nas lojas ao longo do ano, em relação aos 270,1 milhões registrados em 2016.

Fonte: Gartner

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.