Apple registra tecnologia que promete revolucionar seu aplicativo de mapas

Por Redação | 27.04.2015 às 08:42

Após uma atualização no início deste mês que adicionou resenhas de hotéis dos serviços Booking.com e TripAdvisor, o aplicativo de mapas da Apple promete ainda mais novidades: a empresa anunciou uma patente, de 2013, que revoluciona a maneira do Apple Maps fornecer orientações e coordenadas. Baseado em pontos de referências, o objetivo do novo sistema é "humanizar" o modo de orientação do aplicativo, utilizando locais conhecidos ao invés da distância.

A partir de uma análise da área e do trajeto, o aplicativo poderá oferecer orientações como "vire à esquerda antes do Shopping Ibirapuera" ao invés de "vire à esquerda em 800 metros", facilitando a localização do usuário. O sistema pretende simular orientações dadas por outra pessoa no banco de passageiros, fazendo com que o motorista não precise ficar olhando para a tela do celular ou para o odômetro do carro. O esquema abaixo dá uma ideia de como funcionará o novo sistema utilizando os pontos de referências.

Apple Maps Nova Patente

Embora a patente já esteja registrada, isso não significa que a tecnologia chegará às nossas mãos. Muitas vezes as patentes funcionam como um tipo de marketing para a empresa, mostrando que ela está desenvolvendo novos produtos e permanece ativa no mercado - ou até mesmo para proteger uma ideia de outras empresas.

Em 2012, quando o aplicativo de mapas da Apple foi lançado e substituiu o Google Maps no iOS, muitos usuários ficaram insatisfeitos devido aos problemas apresentados, como direções erradas, lugares não mapeados e erros de localização. Na ocasião, Tim Cook, CEO da empresa, emitiu uma carta aberta pedindo desculpas aos consumidores por não atender suas expectativas com o novo aplicativo. Desde então, a Apple busca melhorar e reinventar o aplicativo, adicionando funcionalidades como a parceria com os serviços de avaliação de hotéis.

O fato de diversos carros da Apple estarem circulando por cidades dos Estados Unidos equipados com câmeras e sensores — adotando um procedimento similar ao de reconhecimento de ruas do Google Street View — alimenta ainda mais os rumores de que uma grande atualização do Apple Maps está por vir.

Fonte: Business Insider