Apple recontrata especialista em segurança e criptografia Jon Callas

Por Redação | 25.05.2016 às 07:17

A Apple resistiu, irredutível, às pressões que o FBI e demais autoridades dos Estados Unidos fizeram para que a companhia quebrasse a segurança de iPhones envolvidos em investigações criminais. A resistência não foi suficiente para que o bureau de investigação não acessasse o aparelho, mas agora a companhia de Cupertino acaba de mover mais uma peça para sair vitoriosa nessas batalhas: a empresa acaba de anunciar a recontratação de Jon Callas, engenheiro de software especialista em segurança e criptografia, que já trabalhou na Apple nos anos 1990 e entre 2009 e 2011.

O expert cofundou várias empresas respeitadas no segmento de segurança e comunicação, como a PGP Corp, a Silent Circle e a Blackphone e, quando trabalhou na Apple, projetou um sistema de criptografia para proteger dados armazenados no OS X. Ademais, ele também desenvolveu melhorias de segurança para os computadores e smartphones da Maçã.

A companhia não quis comentar em que especificamente Callas trabalhará nesse terceiro retorno à Apple, mas é de se esperar que o engenheiro de software trabalhe no aperfeiçoamento dos sistemas de segurança desses aparelhos para que a companhia continue batendo de frente com as autoridades que insistem em “invadir” smartphones de criminosos.

Fonte: Reuters