Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Apple quer fabricar aparelhos feitos apenas com materiais reciclados

Por| 20 de Abril de 2017 às 10h13

Link copiado!

Apple quer fabricar aparelhos feitos apenas com materiais reciclados
Apple quer fabricar aparelhos feitos apenas com materiais reciclados
Tudo sobre Apple

Pode ser que, muito em breve, você deixe de se preocupar se o seu iPhone vai ser feito de alumínio, vidro ou até mesmo cerâmica. Isso porque a Apple pode seguir por um caminho completamente diferente e começar a desenvolver seus produtos a partir apenas de material reciclado ou que venha de fontes renováveis, conforme a própria companhia sinalizou nesta quarta-feira (19).

Embora não tenha feito nenhum anúncio nesse sentido até o momento, a Apple publicou um boletim informando seus compromissos ambientais e pegou todo mundo de surpresa quando disse que a meta é trabalhar apenas com materiais que sejam ecologicamente corretos, o que significaria utilizar apenas fontes renováveis e material reciclado em todos os seus produtos.

Trata-se de uma meta bastante ambiciosa. Segundo a Maçã, a lógica atual de produção é bastante linear, já que os materiais são extraídos, transformados em produtos e usados até serem descartados. E esse é um ciclo que se repete incessantemente, mas que ela pretende romper. Ao invés de abraçar esse sistema linear, o que a empresa quer é criar um “loop” ou seja, reaproveitar esses materiais para construir novas peças. A ideia, segundo o relatório, é reduzir a quantidade de elementos retirados do planeta, passando a trabalhar a partir de uma abordagem mais sustentável.

Continua após a publicidade

Para isso, a Apple cita que vai continuar a investir em maneiras de recuperar materiais já utilizados em seus produtos e cita um robô que a companhia já possui para este fim, batizado de Liam. Além disso, ela quer incentivar seus consumidores a devolverem aparelhos que não são mais utilizados a partir do programa de reciclagem Apple Renew, o que ajudaria a diminuir a quantidade de lixo eletrônico gerado por esse descarte.

Outra iniciativa proposta é a criação de projetos e experimentos que ajudem a criar esse loop sugerido pela empresa. É aí que entra essa intenção de começar a reaproveitar os materiais para construir novos, algo que a Apple diz já acontecer dentro de suas fábricas. Segundo ela, o alumínio usado no chassi dos iPhone 6 desmontados pelo Liam foi derretido e usado para construir novos Mac minis, os quais foram levados para dentro das suas próprias unidades. A ideia, porém, é que essa reciclagem se estenda para além de seus muros, chegando ao mercado como um todo — ou, pelo menos, parte dele.

De acordo com a vice-presidente do departamento de iniciativas ambientes, políticas e sociais da companhia, Lisa Jackson, esse é um passo importante para a Apple, mas também um enorme desafio, já que eles ainda não sabem ao certo o que fazer para alcançar essa meta. Porém, algo ao menos já foi feito.

Já em outros campos, como na utilização de energia, a empresa já vem dando o exemplo de como adotar práticas ambientalmente corretas. Cerca de 96% de suas fábricas em todo o mundo utilizavam eletricidade vindo de fontes renováveis — como hidrelétricas ou usinas eólicas. Em seus centros de dados, esse número é ainda maior, alcançando 100% dessas unidades.

Continua após a publicidade

Fonte: Apple, Cult of Mac