Apple quer aplicar o 3D Touch também aos iPads

Por Redação | 18 de Dezembro de 2015 às 08h35

O 3D Touch foi uma das grandes novidades da mais recente geração de iPhones, trazendo ainda mais usabilidade e possibilidades para a tela sensível ao toque. E, agora, como não poderia deixar de ser, parece que a Apple está disposta a trazer essa mesma tecnologia para os iPads, trabalhando em uma ideia escalável que permitiria a aplicação do recurso até mesmo nas telas maiores dos tablets.

Um dos principais focos seriam os displays de 9,7 polegadas do iPad Air, um dos principais produtos da empresa nessa linha. Mas de acordo com fontes envolvidas na questão, a ideia é que o 3D Touch chegue até mesmo às gigantes telas de 12,9 polegadas do iPad Pro, trazendo ainda mais usabilidade para a chamada “versão profissional” do tablet.

A tecnologia estaria em estágios avançados de desenvolvimento, mas tudo indica que ela não ficará pronta para a geração 2016 de dispositivos. De forma a garantir que tudo funcione bem, a Apple estaria levando o tempo necessário para trabalhar a solução e, com isso, pode saltar a próxima geração e entregar o 3D Touch nas telas maiores apenas na linha 2017 de iPads.

De acordo com a fonte, tudo funcionaria basicamente da mesma maneira como acontece no iPhone, com as diferentes pressões do toque ativando recursos e usabilidades especiais. Do ponto de vista técnico, a coisa também seria semelhante, com a cobertura granular sobre toda a tela e as camadas capazes de reconhecer cada dedo e a força do toque de maneira independente.

Os rumores fortalecem ainda uma nota emitida recentemente pela consultoria KGI Securities, também bastante ligada ao processo de fabricação da Apple e, normalmente, portadora de informações extraoficiais. De acordo com um de seus analistas, a chegada do 3D Touch ao iPad teria sido atrasada por problemas na linha de montagem neste ano, mas a expectativa é que tais capacidades estejam disponíveis na próxima geração, ou na seguinte, como as novidades indicam.

Fonte: Apple Insider

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.