Apple quer ampliar área sensível ao toque dos iDevices

Por Redação | 21 de Setembro de 2015 às 14h05

A tecnologia touchscreen funciona muito bem para diversas tarefas que realizamos diariamente em nossos tablets e smartphones, como digitar ou tocar em ícones para abri-los. Porém, às vezes fica difícil ler tudo o que está na tela quando nosso dedo está ocupando um pedaço considerável do display. Mas a Apple já tem uma ideia para contornar isso.

Um pedido de patente registrado recentemente pela empresa mostra que a Maçã quer criar molduras de dispositivos móveis que também sejam sensíveis ao toque. O painel frontal é a parte do iPhone e do iPad que emoldura a tela e o pedido de patente descreve um cenário onde esta área também possui sensores como os do display, de modo que o usuário possa deslizar e tocar sem cobrir o conteúdo exibido.

Patente Apple

No documento, a Apple diz que esta é uma maneira de conseguir mais espaço na tela sem ter que realmente aumentar o tamanho do dispositivo. Certas partes do painel frontal teriam sensores de toque capazes de provocar diferentes ações como, por exemplo, tocar uma seção do painel para deslocar o texto para baixo, enquanto outra seção do painel pode ser usada para selecionar algo na tela.

Patente Apple

Em um dispositivo como o iPad, é fácil imaginar como esta tecnologia deve funcionar, uma vez que suas molduras são mais proeminentes do que as do iPhone. Se esta tecnologia chegar até o smartphone da Maçã, apenas as partes superiores e inferiores da moldura poderão servir como novas opções de locais sensíveis ao toque, pois as laterais são muito finas para isso.

Assim como acontece com as patentes registradas por diversas empresas, este documento não é nenhuma garantia de que a Apple realmente vai implementar esta ideia em seus futuros produtos. Muitas vezes patentes são registradas apenas para evitar que ideias sejam "roubadas", mesmo que não haja nenhum plano de tirá-las do papel.

Via Tech Insider

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.