Apple patenteia sistema de zoom multicâmera para iPhone

Por Redação | 08 de Janeiro de 2016 às 12h25

Uma nova patente para a câmera do iPhone foi registrada pela Apple nesta semana. A aplicação de patente número 14/788386 dá conta de um dispositivo de captura de imagens que utiliza duas câmeras com diferentes amplitudes focais. Assim, ao tirar uma foto, a câmera do aparelho realiza duas capturas simultâneas que, combinadas, resultam em uma nova imagem única.

Assim, é possível fazer uma aproximação da imagem sem perder em qualidade, algo impossível nos dias de hoje. A função patenteada pela Apple replica uma ação semelhante à do corpo humano para enxergar, onde múltiplas câmeras — no caso os nossos olhos — capturam imagens de perspectivas distintas, que são processadas por um computador — nosso cérebro — a fim de interpretar o conteúdo como uma coisa só.

Patente de câmera da Apple

Futuros iPhones podem trazer câmeras com duas lentes para aprimorar a função de aproximação. (Foto: Reprodução/USPTO)

Esta não é a primeira patente da Apple de um recurso relacionado ao sistema de aproximação das câmeras dos dispositivos da empresa. Em março de 2015, a companhia de Cupertino já havia patenteado câmeras em formato de L para permitir um zoom real durante as capturas de imagens. Além disso, vale lembrar que a Apple adquiriu a startup Linx Imaging, desenvolvedora de tecnologias para capturas a partir de múltiplos sensores.

Fonte: US Patent & Trademark Office

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.