Apple negocia para comprar fabricante de GPU britânica

Por Redação | 22.03.2016 às 12:08

A Apple está em “conversas avançadas” para adquirir a Imagination Technologies, uma companhia britânica fabricante de unidades de processamento gráfico (GPU). A relação entre as duas companhias não existe de hoje, afinal a empresa do Reino Unido já atuou como fornecedora da GPU utilizada no iPhone 4 e também no iPod touch de quarta geração. Além disso, a Maçã já é dona de inúmeras ações da antiga parceira, o que reforça a ideia de que os rumores sejam verdadeiros.

A informação veio de uma fonte do Ars Techinca inteirada das negociações, mas que pediu para ser mantida no anonimato. Em fevereiro deste ano, a Imagination anunciou a saída de seu antigo presidente, Hossein Yassaie, marcando assim o início de uma reestruturação dentro da companhia. Na última semana, a empresa divulgou o plano de focar no desenvolvimento da GPU PowerVR, anúncio que veio junto da oferta de 350 novas vagas de emprego.

Especialistas lembram da aquisição da PA Semi, em 2008, pela Apple, compra que permitiu à empresa fundada por Steve Jobs e Steve Wozniak passar a fabricar os seus próprios processadores da série A. Fazendo uma comparação com a possível concretização da compra da Imagination, é possível imaginar que a Apple planeja desenvolver também as suas próprias unidades de processamento gráfico.

Fonte: Ars Technica