Apple lidera as vendas de PCs no primeiro trimestre de 2016

Por Redação | 10.05.2016 às 00:02

Durante o primeiro trimestre de 2016, a indústria de computadores sofreu uma enorme queda. De acordo com o último relatório da empresa de pesquisa de mercado, Canalys, a venda de PCs foi de 101 milhões de unidades no período. O número representa decréscimo de 13% em comparação aos três primeiros meses do ano passado. Os resultados, obviamente desanimadores, são os piores desde o segundo trimestre de 2011: e o pior de tudo é que a tendência é de piora.

Diante de todo o cenário, a liderança de vendas ficou com a Apple, que comercializou 14 milhões de dispositivos entre janeiro e março deste ano. Porém, mesmo sendo a companhia com melhor resultado, a quantidade vendida resultou em um grande declínio: o número apresentado é 17% inferior, o maior decréscimo entre todas as companhias avaliadas.

Confira o gráfico apresentado.

Venda de PCs

Atrás da Apple ficaram a Lenovo, HP, Dell e Samsung, conforme a escala mostrada acima. A baixa em todo o mercado mostra uma tendência sombria para todo o ano de 2016. De acordo com Tim Coulling, analista sênior da Canalys, provavelmente o setor sofrerá piora: "O mercado global de PCs teve um mau começo para 2016, e é difícil vislumbrar quaisquer pontos positivos para os fornecedores nos próximos trimestres".

Uma das razões para a queda de vendas é a falta de interesse do público em comprar computadores, além da baixa no consumo de tablets - que também foram contabilizados no levantamento. Segundo o relatório, as unidades de tablets vendidos caíram 15% em relação ao ano passado. Outra questão apontada pelass fontes, é que a China, que representava um grande mercado potencial de consumo, diminuiu drasticamente a compra desse tipo de produto, afetando diretamente as companhias fornecedoras.

Fonte: VentureBeat