Apple irá remover aplicativos abandonados da App Store

Por Redação | 01 de Setembro de 2016 às 18h22

A App Store vai receber uma limpeza em breve. A Apple enviou esta semana um e-mail para sua comunidade de desenvolvedores informando que algumas mudanças serão feitas na App Store. Aplicativos desatualizados e abandonados serão removidos da loja.

"Estamos implementando um processo contínuo de avaliação de aplicativos, removendo apps que não funcionam mais como deveriam, que estejam desatualizados, ou que não sigam normas atuais", escreveu a Apple no comunicado.

Ao longo dos anos, a Apple divulgou números exorbitantes de aplicativos na App Store, métrica que servia mais para inflar a importância da empresa, do que realmente refletir o número de aplicativos utilizáveis pelos usuários. Em junho de 2016, existiam dois milhões de aplicativos iOS para iPhone e iPad na App Store. Esses apps foram baixados mais de 130 bilhões de vezes desde que a loja foi lançada, em 2008.

O problema é que a maioria desses aplicativos não funciona e nunca foi baixada. Centenas de milhares de apps também foram feitos para versões anteriores do iOS e nunca atualizados. Então, com as mudanças que serão implementadas pela Apple, será interessante ver como esses números de downloads serão impactados.

Além dos aplicativos abandonados, a Apple também deve dar um jeito em apps que utilizam nomes famosos para se promover, como "Instagram Photo Grid", "Instagram Downloads", ou até "Instagram Pic Grid". O problema com esses aplicativos é que eles prejudicam o SEO dentro da loja virtual. Agora, os nomes dos aplicativos deverão ter menos de 50 caracteres.

A partir do próximo dia 7, a Apple começará a avaliar apps antigos. Aplicativos que travam logo na inicialização serão removidos imediatamente. Outros apps receberão um aviso da Apple para atualização. Caso isso não aconteça, o app será removido, embora o desenvolvedor possa submeter para a App Store uma nova versão posteriormente.

Via: Tech Crunch

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.