Apple, Google e Tesla são as três empresas mais inovadoras de 2015

Por Redação | 04.12.2015 às 13:27
photo_camera Divulgação

Saiu nesta semana a relação das empresas mais inovadoras do ano, de acordo com o levantamento anual da Boston Consulting Group (BCG). O ranking trouxe mais uma vez a Apple na liderança, seguida pelo Google no segundo lugar. A terceira posição, no entanto, trouxe uma surpresa: a Tesla Motors subiu do sétimo lugar e ganhou a medalha de bronze.

A montadora de veículos que estreou no ranking somente em 2013 tem se destacado com força no mercado tecnológico graças ao sedan Model S, carro elétrico da companhia que se preocupa em investir em soluções tecnológicas sustentáveis do ponto de vista ambiental. Empresas de ciência e tecnologia se destacaram no levantamento realizado com 1.500 executivos de relevância no mercado empresarial internacional.

Das 50 empresas listadas, 29 são norte-americanas, 11 europeias e 10 asiáticas. Do quarto ao décimo lugar, vemos nomes importantes como Microsoft, Samsung, Toyota, BMW e Amazon. Já entre a 11ª e a última posição constam empresas do porte da farmacêutica Bayer ao lado da IBM, Yahoo!, Disney, Netflix, HP, Facebook, Siemens, Cisco, Huawei e Lenovo.

A pesquisa coletou opiniões e visões dos empresários considerando questões como desenvolvimento de novas ideias, velocidade de suas aplicações e, até mesmo, o rendimento de suas ações no mercado. Até 2008, o documento era baseado somente na escolha dos entrevistados, mas, desde então, passou a avaliar também esses outros parâmetros. Neste ano, a grande novidade foi o pedido da BCG para que os empresários apontassem companhias inovadoras tanto dentro de suas áreas de atuação quanto fora.

Confira o ranking completo:

BCG Most Innovative Companies 2015

Fonte: The Boston Consulting Group