Apple estaria trabalhando em projeto de realidade aumentada, segundo analista

Por Redação | 01 de Setembro de 2015 às 10h36

Novas evidências revelam que a Apple pode estar trabalhando em um projeto de realidade aumentada. Juntamente com as várias especulações sobre o assunto, juntou-se o fato da companhia de Cupertino ter contratado Nick Thompson, que trabalhava como engenheiro de hardware de áudio para o HoloLens desde setembro de 2012.

Apesar de não ser a primeira vez que Thompson trabalha na Apple, visto que o engenheiro já foi responsável pelo sistema de áudio em produtos Mac e Apple TV, sua contratação aponta para a possibilidade da Apple contar com uma pequena equipe interna trabalhando em um projeto de realidade aumentada.

O analista Gene Munster acredita que a contratação de Thompson está relacionada aos planos da Maçã de apresentar um dispositivo de realidade aumentada em breve. Munster publicou um relatório descrevendo a importância de uma boa qualidade de áudio para a experiência em realidade aumentada.

"Acreditamos que o áudio RA é considerado com frequência como não sendo importante ou secundário à experiência, no entanto acreditamos que o áudio posicional é o que vende a experiência e convence o usuário que é um objeto real na frente ou atrás dele. A capacidade de recriar o som vindo de uma localização distinta e alterações com base na proximidade e direção do objeto não deve ser menosprezada", declarou o analista.

Outro indício de que a Apple está trabalhando em um projeto de RA é a aquisição da empresa PrimeSense em 2013. A especialidade da companhia são câmeras que podem detectar movimentos, tendo sido a principal responsável por fazer as câmeras do Kinect para o Xbox.

Apesar de já terem se passado 2 anos desde sua aquisição, ainda não vimos nenhum produto da Apple que utilize a tecnologia desenvolvida pela PrimeSense, o que nos leva a crer que a empresa pode estar destinando sua tecnologia ao projeto de realidade aumentada da Maçã. Munster reconhece que os tipos de sensores da companhia podem beneficiar um headset de realidade aumentada, uma vez que as câmeras de detecção de movimento poderiam ser utilizadas para navegação interior.

Meses atrás, o analista também havia reportado que algumas fontes internas declaram que existe, sim, uma equipe de desenvolvimento para realizar trabalhos experimentais em RA para a Apple.

Caso o projeto realmente exista, essa é a primeira vez que a Apple trabalha na área de realidade aumentada, que deve se tornar um campo cada vez mais atraente para as empresas de tecnologia.

Fonte: Business Insider

Fonte: http://www.businessinsider.com/apple-working-on-augmented-reality-technology-2015-8?IR=T

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.