Apple estaria interessada em comprar o Tidal, afirma jornal

Por Redação | 30 de Junho de 2016 às 23h26

Segundo informações do Wall Street Journal, a Apple está negociando diretamente com o rapper Jay-Z a possível compra do serviço de streaming Tidal, lançado pelo consórcio sueco Aspiro em 2014 e adquirido pelo cantor no ano seguinte. As afirmações por parte do jornal não contam com dados oficiais, mas apontam que caso as negociações resultem na compra do serviço, a Apple ganharia uma posição bastante competitiva em relação ao Spotify, seu maior concorrente no setor musical.

O Tidal tem angariado muitos artistas consagrados nos últimos meses, e é justamente nisso que a Apple estaria interessada. Ao adquirir o serviço controlado pelo rapper, a Maçã teria direito sobre as obras de todos os artistas filiados ao Tidal, podendo assim negociar contratos mais vantajosos ao Apple Music, por exemplo. Nomes consagrados como Beyoncé, Rihanna, Kanye West, Prince, Madonna, e o próprio Jay-Z, é claro, estão incluídos na lista de artistas filiados ao serviço.

Caso haja uma fusão entre o Tidal e o Apple Music, ambos ainda estariam atrás do Spotify, já que os serviços contam com "apenas" 4,2 milhões e 15 milhões de assinantes pagos, respectivamente. Embora o Spotify afirme ter 30 milhões de usuários em seu plano premium, a fusão dos seus dois maiores concorrentes com certeza o ameaçaria, principalmente se levarmos em conta que a Apple pretende reestruturar o Music com a chegada da versão final do iOS 10, prometida para setembro deste ano.

Nos últimos meses, o Tidal também tem conseguido exclusividade nos lançamentos dos artistas com os quais tem contrato; tanto o último álbum da cantora Beyoncé, chamado 'Lemonade', como o último álbum do cantor Kanye West, chamado 'The Life of Pablo', só foram disponibilizados digitalmente na plataforma de Jay-Z. Ainda de acordo com o WSJ, as negociações estão em fase inicial e, por isso, podem também acabar não resultando na compra do serviço.

Via SlashDot

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.