Apple estaria desenvolvendo processador ARM de baixo consumo para novos Macs

Por Redação | 01.02.2017 às 20:50

O mais recente rumor referente à Apple não traz informações sobre o iPhone, e sim sobre os próximos Macs. A empresa estaria produzindo um chip especial próprio, voltado para sua linha de computadores, bem similar ao T1 que já equipa a TouchBar do novo MacBook Pro.

As informações vieram de pessoas que trabalham na companhia. O tal processador, chamado internamente de T310, viria para facilitar os computadores a gerenciarem funções que demandam pouca energia, dando uma trégua para o processador principal, da Intel. Ao que parece, a Apple quer dedicar o processador ARM para gerenciar as funções de soneca dos Macs.

A Bloomberg indica que, segundo as fontes, os MacBooks Pro que serão lançados neste ano já trarão a novidade. Sendo assim, os computadores que estiverem rodando no modo Power Nap poderão usar o chip próprio da Maçã para gerenciar tarefas leves como receber emails, instalar alguns updates e sincronizar calendários enquanto o computador está em repouso.

Apesar da fabricação própria de um processador como este indicar um afastamento da Intel, não é isso, de fato, que deve acontecer — pelo menos por enquanto. No entanto, se a Maçã focar no desenvolvimento de processadores, é possível que, mais cedo ou mais tarde, ela conquiste uma independência da Intel. Vale lembrar que tanto a TSMC quanto a Samsung também fornecem componentes com tecnologia robusta o suficiente para a Apple em determinados componentes. Resta saber como a Intel vai reagir à notícia — muito provavelmente, lutando para manter a parceria e produzindo chips ainda mais incríveis para a Maçã.

Fonte: Bloomberg
Via AppleInsider