Apple está pronta para anunciar serviço de streaming de músicas e iOS 9 na WWDC

Por Redação | 08 de Maio de 2015 às 08h26

Falta aproximadamente um mês para a edição 2015 da Worldwide Developers Conference (WWDC), evento da Apple voltado para desenvolvedores e entusiastas dos produtos da empresa. Além dos anúncios de novos gadgets e da próxima versão do iOS, especula-se que a companhia irá revelar um novo serviço de streaming musical baseado no Beats Music. Só que, de acordo com rumores recentes, a Maçã estaria com problemas na negociação com gravadoras para lançar a plataforma.

Segundo informações, a gigante de Cupertino tem enfrentado resistência das gravadoras, que estariam se recusando a assinar os contratos necessários para o licenciamento das músicas a serem disponibilizadas no serviço. Ainda não se sabe quantas empresas supostamente não concordam com os termos estipulados pela Apple, nem os motivos que estariam atrasando uma autorização para liberar o acesso ao programa.

Ao que tudo indica, esses empecilhos têm uma explicação. Conforme publicamos nesta quarta-feira (6), a Federação de Comércio dos Estados Unidos (FTC, na sigla em inglês) estaria acompanhando de perto todas as negociações da Apple com gravadoras e outras empresas do setor fonográfico com o objetivo de investigar contratos de exclusividade e acordos específicos com artistas. Neste caso, a FTC estaria investigando se a Maçã está ou não utilizando sua influência e posição como maior vendedora de música digital do mundo (por meio da iTunes Store) para conseguir privilégios.

Independentemente desse imbróglio, há quem afirme que a Maçã não vai adiar o anúncio oficial do serviço de streaming de músicas, agendado para o dia 8, data de abertura da WWDC. Acredita-se que a plataforma terá uma mensalidade de US$ 10 e chegará algumas semanas após o evento, no final de junho, como parte do iOS 8.4 e do iTunes 12.2. O programa seria disponibilizado junto com uma nova versão do iTunes Radio, que continuará em funcionamento mesmo após a chegada do novo Beats Music.

Outra informação é que o lançamento do serviço não deve ser restrito aos EUA e diversos países devem ser incluídos na primeira leva de lugares que receberão a plataforma.

iOS 9

Fora seu novo serviço de streaming musical, a Apple deve apresentar o iOS 9, que, por enquanto, é conhecido sob o codinome "Monarch". Segundo fontes familiarizadas com o assunto, a próxima versão do sistema móvel deve focar em melhorias gerais, como otimização de apps, desempenho e estabilidade, além da correção de alguns bugs presentes na versão atual da plataforma. A beta do software deve chegar ainda em junho e a versão final para os usuários em setembro.

O novo sistema também deve contar com uma interface renovada para a assistente pessoal Siri, baseada no design mais colorido apresentado no Apple Watch. Não se sabe quais mudanças estariam programadas para a Siri, especialmente no que diz respeito ao seu visual, mas a previsão é que ela seja ainda mais pessoal. Na prática, isso significa que ela adotará funções mais aprimoradas para concorrer com seus rivais, o Google Now, do Android; e a Cortana, do Windows.

A Worldwide Developers Conference 2015 acontece entre os dias 8 e 12 de junho, em San Francisco, na Califórnia (EUA).

Fontes: Billboard, 9to5Mac

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.