Apple está negociando compra de terreno para construção de outra sede

Por Redação | 05 de Novembro de 2015 às 11h20

O Campus 2 da Apple, também batizado de Spaceship por conta de seu design circular, ainda está longe de ser concluído. Mesmo assim, a empresa parece já estar de olho em futuras expansões, já que rumores do mercado imobiliário do Vale do Silício indicam que a empresa estaria de olho em uma área de mais de 1.200 km² na cidade de San José, também no estado norte-americano da Califórnia, para a construção de mais de uma sede.

Como todos os rumores sobre a Maçã, é claro que este também é cercado de mistérios. O que afirmam as especulações é que a Apple estaria conversando com os proprietários do terreno para, quem sabe, submeter uma proposta de desenvolvimento do local à prefeitura e aos órgãos competentes. Chama a atenção também a possibilidade do local não abrigar necessariamente escritórios gerenciais, e sim uma possível unidade de pesquisa, desenvolvimento e produção de produtos.

Não, não é como se a Apple estivesse trocando a China pela Califórnia, mas uma ideia possível é de que os futuros carros elétricos da marca poderiam ser fabricados ali, pelo menos em sua leva inicial. Como os Estados Unidos são o grande mercado desse tipo de novidade, uma produção local não apenas reduziria custos com transporte, mas também permitiria que a companhia acompanhasse tudo bem de perto, fornecesse suporte local e, acima de tudo, agregasse mais confiabilidade a um produto que seria produzido localmente, algo que ainda é bem importante para os cidadãos do país.

É claro, tudo não passa de um monte de rumores. O espaço é gigantesco, mais do que três vezes maior que o atual campus da Apple localizado em Cupertino. Não há garantias, por exemplo, de que toda a área de 1.200 km² será construída, nem que a empresa está mesmo pensando em criar um novo centro de inovação no local. Mas sabemos, sim, que a Maçã trabalha ativamente na chegada de carros elétricos e há previsões que apontam para um lançamento desse tipo em 2019.

Por enquanto, porém, nada de realmente concreto. As informações não foram confirmadas pela Apple. Enquanto isso, a construção do Campus 2 entra em suas últimas etapas, com previsão de inauguração para meados do ano que vem.

Fontes: Silicon Valley Business Journal, The Verge