Publicidade

Apple está desenvolvendo um novo processador para o Mac

Por| 02 de Fevereiro de 2017 às 11h58

Link copiado!

Apple está desenvolvendo um novo processador para o Mac
Apple está desenvolvendo um novo processador para o Mac
Tudo sobre Apple

A Apple está querendo se soltar um pouco da Intel e está trabalhando em um novo chip processador para os futuros Mac, informou uma fonte à Bloomberg nesta quarta-feira (01).

Segundo as tais fontes, o chip que vem sendo desenvolvido em parceria com a ARM saiu do papel no ano passado e é similar ao que a Apple empregou no último modelo do MacBook Pro para controlar os recursos da Touch Bar. A ideia é que o novo processador, internamente batizado de T310, seja responsável por lidar com algumas rotinas que consomem pouca energia.

O movimento é mais uma das várias tentativas da Apple de se livrar das amarras com a Intel. Desde 2010 a Maçã emprega sua própria linha de processadores nos iPhones e iPads, fato que fez a divisão de chips processadores em Cupertino se tornar uma das mais importantes para os investidores nos últimos anos.

Caso realmente chegue ao mercado, o novo chip será responsável por gerenciar o modo "Power Nap" dos Mac. Graças a ele os computadores da Apple ainda são capazes de baixar e-mails, baixar e instalar atualizações de programas e sincronizar a agenda do usuário quando a tela está desligada e o computador não está sendo usado.

Continua após a publicidade

Atualmente os chips processadores da Intel lidam muito bem com a funcionalidade, que consome muito pouca energia. Mas o objetivo da Apple é fazer que esse gasto seja ainda menor com um processador dedicado única e especificamente para a funcionalidade.

À Bloomberg, as fontes disseram que o chip funcionará de forma independente do restante do computador, embora ainda possa se comunicar com dispositivos de armazenamento e componentes sem fio. Dessa forma ele não dependeria do processador principal nem da memória RAM do Mac, funcionando inclusive quando eles estiverem desligados.

A previsão é que o T310 estreie já na próxima atualização do MacBook Pro esperada para o fim deste ano. A nós resta esperar para ver se tudo isso sairá mesmo do papel ou não.

Fonte: Bloomberg