Apple está considerando fabricar iPhones nos EUA

Por Redação | 18 de Novembro de 2016 às 09h28
photo_camera Divulgação

A recente eleição de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos parecer ter começado a surtir efeito nas grandes empresas. Um exemplo é a Apple, que parece estar estudando a possibilidade de começar a fabricar seus iPhones em território norte-americano.

Atualmente, os smartphones da Maçã (e praticamente todos os produtos da empresa) são fabricados e montados na China. No entanto, rumores indicam que a Apple já teria perguntado aos seus principais parceiros no país, Foxconn e Pegatron, qual seria a melhor forma de trazer a cadeia de fornecimento para o país de origem da marca.

O estudo da viabilidade de mudança na produção dos aparelhos está sendo feito para que a empresa não seja pega de surpresa com as possíveis alterações nas políticas de importação dos EUA propostas por Trump durante sua campanha. Ele chegou a dizer que pretendia obrigar a Apple a trazer todo o seu sistema de produção para o continente americano.

"Temos estes incríveis cidadãos em nosso país: inteligentes, afiados, cheios de energia. Estava dizendo em como podemos tornar a América [do Norte] grande outra vez e realmente acredito que podemos fazer isso agora. (...) Vamos obrigar a Apple a construir seus malditos computadores e coisas aqui em vez de em outros países", disparou Trump na ocasião.

Apesar da visão patriota da coisa, uma fonte familiarizada com o caso da Apple chegou a dizer que os custos para fabricação dos iPhones em território norte-americano podem dobrar em relação ao que é gasto atualmente na China. Não precisamos nem dizer que o aumento afetaria diretamente o bolso dos consumidores, não é mesmo?

Via 9to5 Mac

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.