Apple está chamando nova Siri de "J.A.R.V.I.S"

Por Redação | 28.04.2015 às 09:32
photo_camera Reprodução/Marvel Studios

A Apple está trabalhando para melhorar sua conhecida assistente virtual Siri utilizando o software Apache Mesos para evoluir os aplicativos de busca e respostas dela. O interessante da novidade é como os funcionários da Maçã estão chamando a nova versão: J.A.R.V.I.S.

O nome aparentemente significa "Just A Rather Very Intelligent Scheduler" - algo como "Apenas um Organizador um Tanto Inteligente" - e fãs da Marvel vão reconhecer de cara a referência à inteligência artificial que serve de assistente para Tony Stark, o Homem de Ferro, nos filmes homônimos e na série "Os Vingadores".

Segundo a Apache Mesos, a novidade marcará o início da terceira geração da Siri, que estreou no iPhone 4S, em 2011. Essa nova geração deverá faciliar muito o desenvolvimento de novas funções e diminuir consideravelmente o tempo de resposta (a chamada latência, ou simplesmente lag) do software. O novo sistema usa 100 serviços agregados de computador (chamados de cluster) em centenas de diferentes nós eletrônicos.

Ao que tudo indica, a Apple pretende investir pesado na melhoria das funções de sua assistente virtual para se sobressair em relação ao Google Now e a Cortana, da Microsoft. O novo iOS 8.3 inclui a Siri funcionando em 7 novos idiomas (incluindo o português brasileiro) e a tecnologia da assistente é parte essencial da interação dos usuários com o mais recente gadget da Maçã, o Apple Watch, além de ser fundamental para a nova atualização da Apple TV, prevista para ser lançada na WWDC deste ano, no começo de junho.

Via: Cult Of Mac