Apple é processada por fornecer aparelhos remanufaturados a clientes do Care

Por Redação | 22 de Julho de 2016 às 13h50

A Apple está envolvida em mais um caso judicial, agora envolvendo os serviços de suporte e garantia Apple Care e Apple Care +, mais especificamente em relação à forma como a empresa lida com a substituição dos aparelhos danificados. Segundo dois consumidores residentes na Califórnia que entraram com o processo, a Apple é incapaz de fornecer dispositivos que são “equivalentes a novos em performance e confiabilidade”, já que a empresa não fornece aparelhos realmente novos.

O fato que deu origem a todo esse problema aconteceu quando os dois reclamantes pagaram para receber novos aparelhos dentro da garantia fornecida pelo sistema Apple Care e, em troca, receberam aparelhos recondicionados ou remanufaturados. A remanufatura é um processo que acontece no meio da linha de montagem dos aparelhos e consiste em consertar dispositivos que apresentaram defeitos ainda dentro da fábrica. Ou seja, apesar de não ter sido usado, é um aparelho que já passou por algum tipo de reparo e não é totalmente novo.

Apple Care

(Foto: venda do serviço em Apple Store)

De acordo com os autores do processo, essa prática da empresa de Cupertino vai de encontro aos termos e condições do serviço assinados por eles na contratação da garantia estendida. A ação judicial alega que com esse tipo de procedimento da Apple viola o contrato firmado e os termos de garantia, ocultando informações dos consumidores, fazendo marketing mentiroso e ainda praticando concorrência desleal.

Autos judiciais vazados alegam que "a palavra 'novo' significa que o dispositivo nunca foi usado ou vendido anteriormente e composto somente por peças novas. A palavra 'recondicionado' aparece apenas uma vez nas 33 páginas dos termos e condições do serviço. Além disso, a palavra não se refere a um dispositivo, mas apenas a uma parte dele."

Os demandantes estão lutando por danos totais e honorários advocatícios, a atualização dos termos e condições do Apple Care e Apple Care +, uma ordem da justiça que impeça a empresa substituir os aparelhos danificador por unidades remontadas e ainda incluir uma opção de o consumidor solicitar um reembolso pelo aparelho quebrado ao invés da substituição ou reparo dele.

É bom lembrar que recentemente um juiz em Amsterdã decidiu em favor de um cliente e instruiu que a Apple não só fornecesse um reembolso como também desse um aparelho novo de verdade. Se os processos continuarem a acontecer e as decisões seguirem o mesmo caminho, a Apple precisará rever seus termos de garantia o mais rápido possível.

Via: iPhone Hacks