Apple divulga vídeo emocionante no Dia Mundial da Conscientização do Autismo

Por Redação | 02 de Abril de 2016 às 12h00

Criado em 2007 pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Mundial de Conscientização do Autismo é comemorado no dia 2 de Abril. Neste ano, a Apple resolveu aproveitar a data para publicar em seu canal dois vídeos que mostram como a tecnologia pode transformar a vida de pessoas com necessidades especiais.

Para abordar o tema, a empresa escolheu Dillan Barmache como personagem central. Dillan é um jovem autista não verbal de 16 anos, mas sua história pode ser contada por meio de suas próprias palavras graças ao auxílio de um iPad e um aplicativo de comunicação alternativa aumentada (CAA).

O adolescente usa o tablet para se comunicar há cerca de três anos, e o produto já se tornou parte integrante da sua rotina. O iPad permite que Dillan converse com seus pais, amigos, família e professores. "Ouvir a voz de Dillan é incrível", diz a mãe do jovem. "Ele é perspicaz, inteligente e criativo".

Nos vídeos divulgados pela Apple podemos ver como Dillan usa o gadget em sua casa, na escola e em vários contextos sociais para expressar seus pensamentos. A ação é muito interessante, uma vez que nos faz lembrar como é importante garantir que todos sejam ouvidos, independente de suas limitações.

"Muitas pessoas não conseguem entender que eu tenho uma mente", diz Dillan. "Tudo o que eles enxergam é uma pessoa que não tem controle". Ele também reconhece a importância do uso da tecnologia em sua vida. "Na escola, agora eu posso conversar. Eu posso compartilhar [as respostas às perguntas] com os meus colegas para surpreendê-los ao mostrar que esse cara totalmente desajeitado, e por vezes estranho, é tão inteligente quanto eles".

A Apple é conhecida por suas ações que incentivam a acessibilidade. No ano passado, por exemplo, a empresa foi homenageada pela Associação Americana dos Cegos por tornar seus dispositivos mais acessíveis com a tecnologia de acessibilidade do VoiceOver.

Via Mashable

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.