Apple divulga relatório de responsabilidade ambiental de 2015

Por Redação | 20 de Abril de 2015 às 18h44

Nesta segunda-feira (20), a Apple divulgou o seu Relatório de Responsabilidade Ambiental referente às ações da empresa no ano passado. A companhia continua com sua posição firme em relação às alterações do clima: "Nós não queremos debater as alterações climáticas. Nós queremos pará-las", escreveu a empresa.

No documento, a Apple destacou três prioridades:

  • Reduzir o impacto da empresa sobre a mudança climática, utilizando fontes de energia renováveis e trabalhando na eficiência energética de seus produtos;
  • Conservar os recursos preciosos para que todos possam prosperar;
  • Ser pioneira no uso de materiais ecológicos em seus produtos e processos.

A Maçã comemora o fato de ter alcançado progresso na redução do impacto gerado por seus escritórios, lojas de varejo e produtos. Porém, a companhia reconhece que ainda é preciso muito esforço para reduzir as pegadas de carbono que sua cadeia de fornecimento deixa no planeta.

O relatório, que abrange o ano fiscal de 2014, mostra que a Apple continua dando seus passos em direção ao objetivo de usar energia totalmente renovável para alimentar suas operações. Atualmente, todas as operações da Apple funcionam por meio de energia renovável, e 87% das suas operações globais também adotam o mesmo sistema. O elo mais fraco dessa corrente fica por conta das lojas de varejo da Apple, uma vez que todos os escritórios e data centers funcionem com energia verde.

Embalagens ecologicamente corretas

Outro destaque no relatório da Apple é o seu novo foco na redução de uso nocivo do papel. Para reduzir o impacto nesse setor, a empresa está trabalhando com uma organização sem fins lucrativos, The Conservation Fund, para que as embalagens de seus produtos passem a ser fabricadas com matéria prima de florestas certificadas como sendo geridas de maneira sustentável.

A parceria com a organização The Conservation Fund visa proteger mais de 36.000 hectares de florestas nos Estados Unidos. "O papel ainda será proveniente dessas florestas, mas a intenção é fazê-lo de uma forma que permita que o ambiente prospere", explicou a Maçã.

A companhia de Cupertino comprou 32.400 hectares na região do rio Mattawamkeag, no Maine, e outros 3.600 hectares de pinheiro e floresta de madeira em Brunswick County, na Carolina do Norte.Em termos de comparação, a a área total do terreno é maior do que a cidade de São Francisco.

De acordo com o relatório, 80% do papel e papelão usados em embalagens de iPhones, iPads, iPods, Macs e Apple TVs em 2014 já foram provenientes de florestas com responsabilidade com o meio ambiente. Agora, sua meta é chegar a 100%.

Consumo mais eficiente de energia

A Apple também cita que a energia consumida no uso diário de seus produtos representa uma grande parte das emissões de carbono da companhia. Por isso, busca três maneiras de reduzir o consumo de energia de um produto: fontes de alimentação com consumo mais eficiente de energia para levar a eletricidade da tomada ao dispositivo, hardware mais eficiente e software mais inteligente para o gerenciamento de energia.

Desde 2008, a média do consumo total de energia dos produtos da Apple caiu 57%. No caso do iMac, essa média sobe ainda mais: o iMac atual consome 0,9 watt de energia em repouso, o que representa 97% menos do que consumia o primeiro modelo do computador.

Consumo de Energia iMac

"Nós nos esforçamos para criar produtos que sejam os melhores em todos os aspectos. Produtos que sejam bonitos, fáceis de usar e avançados. E a mesma paixão pela inovação é aplicada à responsabilidade ambiental. Por isso trabalhamos muito para reduzir nosso impacto nas mudanças climáticas e para encontrar maneiras de usar materiais mais sustentáveis e de preservar os recursos que precisamos para prosperar. Estamos orgulhosos dos nossos avanços, mas sabemos que é possível fazer mais. Não acontecerá do dia para a noite, mas podemos trabalhar para melhorar todos os dias".

Há mais de 20 anos a Apple adota medidas para minimizar seus impactos negativos sobre o meio ambiente, e essa tem sido uma meta cada vez mais proeminente no reinado de Tim Cook. Para reforçar ainda mais essa mensagem, a Apple divulgou junto com o seu relatório um novo vídeo que fala a respeito do seu compromisso e dos seus progressos no quesito sustentabilidade. Confira:

"Nosso objetivo não é fazer apenas os melhores produtos do mundo, mas os melhores produtos para o mundo".

Fonte: Apple

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.