Apple deve abocanhar 103% dos lucros em smartphones no trimestre

Por Redação | 04.11.2016 às 00:10

O analista Tim Long, da BMO Capital Markets, fez uma estimativa interessante sobre a Apple no mercado de celulares. Em uma nota aos investidores, o executivo diz esperar que a participação da Maçã nos lucros operacionais da indústria de celulares atinja um recorde histórico neste trimestre: 103,6%. O incrível desempenho seria devido às perdas de outras empresas no período.

Se você pensou na Samsung com seu Galaxy Note7 enquanto lia a frase anterior, a coisa é realmente por aí. A rival da Apple ficaria em uma distante segunda colocação no ranking trimestral, com 0,9% de participação nos lucros, enquanto a HTC e a LG ficariam no vermelho. O analista faz ainda uma comparação, dizendo que a Apple teve 90% de participação nos lucros no mesmo período do ano anterior.

Os resultados da Maçã também podem impressionar ainda mais, se considerarmos dados recentes da última pesquisa da Strategy Analytics: o iPhone continuou cedendo terreno ao Android no último trimestre. Os dispositivos com iOS representaram 12,1% dos envios globais de smartphones, representando baixa em relação aos 13,6% do mesmo período de 2015. Em contrapartida, Android ganhou espaço no mesmo período, saltando de 84,1% para 87,5% em embarques.

Já considerando as vendas em suas estimativas, a Samsung seguirá liderando o setor no trimestre, com 21,7% de participação no mercado. A Apple vem logo em segundo lugar, com 13,2% de marketshare, e a Huawei fica em terceiro, com 9,7% das vendas globais.

As estimativas casam com os resultados das pesquisas de mercado da IDC, que mostram que a Apple conseguiu abocanhar 12,5% dos embarques globais de smartphones. O mesmo relatório mostra que a quota de mercado da Samsung foi reduzida para 20%, devido ao recente escândalo envolvendo o recall do Galaxy Note7. O fiasco do aparelho prejudicou os resultados trimestrais da Samsung, com a divisão móvel da empresa amargando um declínio de 96% no ano a ano.

Via AppleInsider