Apple detém 94% dos lucros globais do mercado de smartphones

Por Redação | 17 de Novembro de 2015 às 10h02

A participação da Apple nos lucros do mercado mundial de smartphones é impressionante. A fabricante norte-americana conseguiu uma cota de 94% dos lucros no terceiro trimestre de 2015 vendendo apenas 14,5% do volume total de aparelhos. A participação da companhia no lucro da indústria de smartphones cresceu em relação ao ano anterior, onde a empresa registrou 85%.

O número esmagador da fabricante do iPhone é concretizado apesar da empresa ser a segunda em número de volume de embarques de smartphones. Isso quer dizer que a margem de lucro que a Apple consegue a cada iPhone vendido é significativamente mais alta que qualquer outra fabricante de smartphones.

Lucro global do mercado de smartphones

De acordo com Canaccord Genuity, a Samsung, a maior fabricante de aparelhos Android do mundo, conseguiu 11% da participação total do lucro do mercado. Esses números excedem 100%, visto que a maioria das outras fabricantes de celulares informaram uma receita operacional negativa. Mike Walkley, analista da Canaccord, culpou alguns dos prejuízos sofridos por algumas fabricantes como HTC, BlackBerry, Sony e Lenovo pela incapacidade que elas têm em competir no mercado de smartphones mais sofisticados ao preço superior de US$ 400.

A Maçã se destacou nos lucros apesar de produzir apenas 14,5% (48 milhões) dos smartphones vendidos no trimestre. A Samsung enviou um número estimado de 81 milhões de unidades no mesmo período, representando 24,5% do total. Embora analistas não estejam confiantes que a Apple aumentará estes números, Tim Cook, CEO da empresa, observou que em setembro o relatório de lucros da companhia indicou que as vendas do "iPhone 6 e iPhone 6 Plus permaneceram muito fortes em todo trimestre".

Cook ainda acrescentou que "o trimestre acabou com uma demanda pelos iPhones maior do que a oferta" e que a empresa fez um bom progresso em sua escala de produção nas primeiras semanas de outubro.

Via Apple Insider

Fonte: http://appleinsider.com/articles/15/11/16/apple-inc-now-inhaling-94-percent-of-global-smartphone-profits-selling-just-145-percent-of-total-volumes

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.