Publicidade

Apple desiste de carro elétrico para focar em sistema de direção autônoma

Por| 17 de Outubro de 2016 às 11h53

Link copiado!

Apple desiste de carro elétrico para focar em sistema de direção autônoma
Apple desiste de carro elétrico para focar em sistema de direção autônoma
Tudo sobre Apple

Já faz um bom tempo que ouvimos falar que a Apple está trabalhando em seu próprio carro elétrico. Agora, entretanto, parece que a companhia suspendeu temporariamente o chamado Project Titan para focar especificamente numa plataforma de direção autônoma. A informação foi confirmada pela Bloomberg nesta segunda-feira (17).

O referido portal diz ter ouvido centenas de funcionários, que afirmaram que a empresa "reduziu drasticamente" seus esforços no projeto de carro elétrico. Como resultado disso, vários empregados foram demitidos e/ou pediram para sair e os que sobraram foram realocados para outros departamentos.

Aparentemente, o movimento não é definitivo e pode ser que a empresa volte a considerar a possibilidade de fabricar seu próprio carro no futuro. Por ora, todavia, o foco foi alterado para o desenvolvimento de um sistema de direção autônoma nos moldes do Autopilot da Tesla. Com ele, a ideia da Maçã é fechar acordos com montadoras dispostas a embarcar o sistema em seus veículos.

Extraoficialmente, circula a informação de que os executivos da empresa deram até o fim de 2017 para que os desenvolvedores apresentem uma solução viável para que as negociações tenham início.

Continua após a publicidade

A mudança de estratégia ocorre após sucessivos desentendimentos estratégicos, mudanças de liderança e problemas na cadeia de fornecedores da Apple para o Project Titan. Diante de tantos contratempos, Cupertino teria percebido que fabricar seu próprio carro seria mais difícil do que imaginava e, como tempo é dinheiro, mudado o foco para começar a arrecadar o quanto antes com a indústria automobilística.

Há quem especule que, caso siga adiante com a ideia da plataforma de direção autônoma e consiga fechar acordos com montadoras, a Apple se aproxime mais de algumas empresas para obter know-how e, logo na sequência, dê prosseguimento à fabricação de seu próprio modelo. Se essa tramoia realmente será posta em prática, é outra história. Vamos esperar para ver.

Fonte: Bloomberg, 9to5Mac