Apple desbanca Xiaomi e se torna líder do mercado chinês de smartphones

Por Redação | 11 de Maio de 2015 às 11h49

O mercado chinês é visto com bons olhos pelas empresas de diferentes segmentos do mercado, incluindo companhias de tecnologia como Apple, Google, Microsoft e várias outras. Neste caso, ter a liderança no mercado de dispositivos móveis do país, que continua a crescer em taxas consideráveis por ano, é um feito invejável.

Em agosto de 2014, a Xiaomi havia se tornado a líder do mercado de dispositivos móveis na China, ultrapassando a Samsung. No entanto, a liderança da prata da casa não durou muito tempo e pouco menos de um ano depois a Apple assumiu pela primeira vez a liderança deste segmento no país.

Os dados que comprovam a ascensão da Apple são referentes às vendas realizadas no primeiro trimestre de 2015 e o feito já era previsto pelos analistas de mercado. A companhia de Tim Cook possui 15,5% do mercado de vendas na China, com 98,8 milhões de dispositivos vendidos somente nos três primeiros meses deste ano.

Resultados do mercado chinês

A Xiaomi segue próxima da companhia de Cupertino, representando 13,5% do mercado chinês. Na terceira posição está a Huawei com 11,2%. A Samsung, depois de ter liderado o mercado chinês há menos de um ano, aparece apenas na quarta colocação com 9,6%. Os dados da IDC ainda revelam que a aquisição da Motorola pela Lenovo contribuiu fortemente para o crescimento da companhia neste segmento e agora ela figura como a quinta força no território chinês, com 8,2% de participação.

Em relação ao ano passado, a Apple teve um aumento considerável de 62,1% no mercado chinês. Já a Xiaomi, apesar de ter perdido a liderança, viu seu volume de vendas no país asiático crescer 42,3%. A queda mais assustadora ficou por conta da Samsung, que viu o volume encolher 53%. No ano passado, a empresa possuía 20,5% de participação no mercado chinês de dispositivos móveis.

Apesar do mau momento da Samsung no mercado, a companhia sul-coreana recuperou recentemente o posto de maior fabricante de smartphones do mundo, apesar da Apple ainda ser a companhia que mais fatura com eles.

Fonte: IDC

Fonte: http://pplware.sapo.pt/apple/ultima-hora-apple-derruba-a-xiaomi-e-ja-e-lider-na-china/

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.