Apple contrata fundador da QNX Software Systems para projeto automotivo

Por Redação | 28 de Julho de 2016 às 18h47

Segundo informações da Bloomberg, a Apple contratou o experiente executivo Dan Dodge para integrar a equipe de seu projeto automotivo. Dodge trabalhou como co-fundador da QNX Software Systems e também na BlackBerry. Sua experiência deverá ajudar a Apple em seu projeto secreto de criar uma plataforma para carros autônomos.

A contratação de Dodge também deverá aumentar a relevância da empresa no setor automotivo, tendo em vista que a empresa que o executivo fundou desenvolveu sistemas instalados em muitos veículos das montadoras Volkswagen, Daimler e Ford. Fundada em 1980, a QNX foi vendida em 2004 para a Harman International e depois para a BlackBerry em 2010.

Dodge deverá atuar na equipe de software do suposto projeto automotivo da Apple, o Project Titan. O executivo deverá se reportar diretamente a John Wright, Gerente Sênior de Software da empresa americana. De acordo com as informações levantadas, a Apple estaria mudando o foco do Project Titan: agora, em vez de criar um veículo completo, a companhia americana deverá se concentrar no desenvolvimento de software, em uma plataforma para carros altamente tecnológicos.

Caso as informações sejam verídicas, a Apple estará entrando em um mercado que já conta com grandes concorrentes, como Tesla, Mercedes-Benz e Ford, que já desenvolvem suas próprias plataformas de autocondução. Com isso, a Apple poderia fechar uma parceria com alguma grande montadora para implementar seu sistema. Rumores indicam que o projeto deverá estar pronto por volta de 2020, visto que centenas de engenheiros foram contratados para trabalhar em seu desenvolvimento.

Recentemente, em uma conferência de resultados financeiros, o CEO da Apple, Tim Cook, inflamou os rumores de que a empresa entrará no mercado automotivo, afirmando que "há um monte de coisas que estamos fazendo além dos produtos atuais".

Via Bloomberg

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!