Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Apple contrata engenheiro da Tesla e reforça rumores de que vai lançar um carro

Por| 25 de Agosto de 2015 às 12h42

Link copiado!

Divulgação
Divulgação
Tudo sobre Tesla

A Apple, como de costume, não comenta rumores envolvendo seus produtos. Mas tudo indica que a empresa de Cupertino vai mesmo entrar no mercado automobilístico. Agora, um novo nome se junta ao time de especialistas que pode estar desenvolvendo o primeiro veículo da Maçã. Trata-se de Jamie Carlson, engenheiro sênior da fabricante de carros elétricos Tesla Motors.

De acordo com seu perfil no LinkedIn, Carlson descreve que está atuando na área de "Projetos Especiais na Apple", e essa é a única informação disponível na página do engenheiro na rede social. A agência de notícias Reuters afirma que ele estava envolvido em um projeto de firmware na Tesla. Logo, acredita-se que o profissional deve continuar trabalhando a mesma função dentro da Apple.

Ainda segundo a Reuters, pelo menos sete outras pessoas com experiência em desenvolvimento de tecnologia de autocondução e sistemas se juntaram à Apple. Entre elas estão Megan McClain, ex-engenheira da Volkswagen; Vinay Palakkode, pesquisador de pós-graduação da Universidade Carnegie Mellon; e Xianqiao Tong, desenvolvedor de um software para assistência de direção e ex-NVIDIA.

Há ainda Paul Furgale, ex-vice-diretor do Laboratório de Sistemas Autônomos do Instituto Federal Suíço de Tecnologia; Sanjai Massey, engenheiro da Ford com experiência no desenvolvimento de veículos conectados e automatizados; Stefan Weber, ex-engenheiro da Bosch com experiência em sistemas de assistência ao motorista com base em vídeos; e Lech Szumilas, ex-pesquisador da Delphi com experiência em visão computacional e detecção de objetos.

Continua após a publicidade

Procurados pela reportagem, nenhum desses profissionais comentou o assunto, mas sabe-se que todos também atualizaram seus perfis no LinkedIn para seus novos cargos na Apple.

Contratações e parcerias

Com base em rumores recentes, sabe-se que o suposto projeto de carro da Apple é ultrassecreto, mas estaria em fase de criação há anos. Em 2014, os boatos ganharam força depois que a companhia começou a contratar vários engenheiros da A123, fabricante de baterias para carros elétricos que em março deste ano acabou movendo um processo contra a Maçã sob a acusação de que a empresa roubou engenheiros graduados para montar uma divisão de baterias de larga escala.

Em julho, a gigante contratou Doug Betts, ex-diretor do grupo Chrysler, que chefiava a área de controle de qualidades de automóveis. O executivo passou 25 anos na indústria automotiva, trabalhando para empresas como Toyota e Nissan, e entre suas responsabilidades estão funções como engenharia de qualidade, resolução de problemas em assuntos de campo e gestão de garantia, qualidade do fornecedor, serviço técnico e liderança no processo de desenvolvimento do produto.

Continua após a publicidade

Pelas contratações, especialistas afirmam que o carro da Apple será elétrico e autônomo, ou seja, poderá dirigir sem a necessidade de um motorista. Por ser um mercado completamente novo para a Maçã, a companhia estaria em conversas sobre possíveis parcerias com montadoras sobre uma cooperação na montagem do veículo.

Uma das potenciais parceiras da Apple seria a BMW. No mês passado, a revista alemã Manager Magazin publicou que as duas entidades estão negociando a utilização do modelo i3 da fabricante como base para a criação do automóvel da Apple. Na época, um porta-voz da BMW negou os rumores, mas disse que mantém conversas regulares com diversas companhias do setor de TI e de telecomunicações — incluindo a Apple.

Outra corporação que pode entrar nesse negócio é a alemã Daimler, que comanda, entre diversas empresas, a Mercedez-Benz. Em entrevista para a revista Deusche Unternehmerboerse, Dieter Zetsche, presidente-executivo da montadora, comentou a possibilidade de firmar uma parceria com gigantes de software, entre elas o Google, que já trabalha em um modelo próprio de carro autônomo, e a Apple.

Continua após a publicidade

Fontes: Reuters (1), Reuters (2), MacRumors