Apple confirma produção de novo Mac Pro e outras novidades

Por Redação | 04.04.2017 às 10:45

Para quem já estava sentindo falta de um novo produto da Apple que não fosse uma nova geração de iPhone ou de iPad, temos boas notícias. Depois de um longo período sem novidades, a empresa finalmente sinalizou que vai mesmo trazer um novo Mac Pro depois de quase quatro anos sem comentar sobre o produto. O problema é que isso não deve acontecer tão cedo.

A confirmação foi feita no início desta semana após o vice-presidente sênior de marketing mundial da companhia, Phil Schiller, se reunir com alguns veículos internacionais para comentar os próximos passos da marca. E, entre as novidades apresentadas estava exatamente a nova versão do Mac Pro. A versão atual do dispositivo foi anunciado no já longínquo ano de 2013 e, desde então, pouco se falou sobre uma atualização. Como a empresa não costuma permitir alterações em seu hardware, o aparelho começou a ficar bem desatualizado nesse período, o que motivou muitas críticas.

Porém, Schiller decidiu esclarecer algumas coisas. O primeiro ponto foi deixar claro que a Apple não abandonou o Mac Pro e até assumiu que adotou algumas estratégias equivocadas com ele. A primeira delas é que impedir upgrades foi realmente um erro e que um equipamento assim deve permitir que os usuários façam alterações no hardware caso achem necessário. Além disso, o executivo também citou que o uso de duas GPUs paralelas ao invés de uma única mais poderosa também foi uma escolha infeliz.

E todas essas constatações serviram para que Schiller confirmasse que um novo Mac Pro está mesmo a caminho, possivelmente corrigindo essas “falhas”. Contudo, essas novidades não devem ser apresentadas ao público tão cedo, o que significa que a Apple segue trabalhando no modelo que deve ser revelado oficialmente no ano que vem. Até lá, teremos que nos contentar com o modelo engessado de 2013.

Monitor profissional

Só que a conversa de Schiller com os jornalistas não se limitou a pedir desculpas pelo vacilo. O executivo também anunciou que a empresa está trabalhando em um novo monitor profissional que também deve ser revelado no ano que vem. Ele não apresentou detalhes, o que deixou tudo envolto em muito mistério. Pelo menos, a confirmação serviu para derrubar os rumores de que a Apple estaria abandonando esse segmento, como foi comentado há algum tempo.

Além disso, o vice-presidente sênior de engenharia de software, Craig Federighi, antecipou que teremos novos iMacs a caminho, incluindo uma versão Pro com configurações mais avançadas. E, como era de se esperar, nenhum detalhe mais concreto sobre isso foi mostrado.

Ainda assim, esses simples “teasers” liberados pela Apple são muito positivos para mostrar que a empresa segue investindo pesado em outros segmentos. Ao longo dos últimos anos, ela vem aparecendo apenas para falar de iPhone, iPad e Macbooks, dando a impressão de que seus computadores acabaram sendo jogados para escanteio. Mesmo sem mostrar absolutamente nada de concreto, a companhia conseguiu deixar seus fãs ansiosos para ver o que ela promete para o ano que vem.

Via: BuzzFeed, TechCrunch